Exposição em Salvador retrata trabalho infantil no Brasil

 


Como parte das atividades alusivas ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait-DS/BA) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) trazem ao Shopping da Bahia a exposição fotográfica ''Às vezes, criança - um quase retrato de uma infância roubada'', do auditor Sérgio Carvalho (CE). A mostra ficará exposta na Alameda Luiz Gama, no 3º piso do shopping. A inauguração acontece no dia 9 de junho, às 18h.


Atuando em diversos estados do Brasil, o auditor Sérgio Carvalho registrou, ao longo de anos, um retrato sobre a dura realidade em que vivem milhares de crianças no Brasil, que tiveram a infância roubada, obrigadas a trabalhar precocemente em busca da sobrevivência. As cenas tocantes emocionam e chocam, retratando crianças e adolescentes explorados em diversas atividades como o corte da cana, comércio, feiras livres, pedreiras, criações de gado e lixões.


A exposição acontece até o dia 20 de junho e convida a população a refletir sobre os malefícios do trabalho infantil, violação de direitos que, ainda hoje, atinge cerca de 3,3 milhões de crianças e adolescentes brasileiros. De 2006 a 2015, auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência Social realizaram no Brasil 46.984 ações fiscais, com 63.846 crianças e adolescentes afastados do trabalho. Na Bahia, neste mesmo período, foram realizadas 3.211 ações fiscais com 7.127 crianças e adolescentes afastados.


Secom TRT5 (com informações da SRTE/BA) - 6/6/2016