Coronel Durval Mattos dá dicas para manter contas pessoais equilibradas

 

Um princípio básico para se manter as contas equilibradas é adotar, sem hesitação, uma "atitude credora" perante a vida, ou seja, sempre poupar antes de usufruir. Fazer o oposto, adotar uma "atitude devedora", que seria primeiro comprar e gozar do bem ou serviço para depois ver como pagar, geralmente ocasiona um descontrole difícil de se sanar diante das elevadas taxas de crédito praticadas pelo mercado.

 

Essa orientação foi dada pelo Coronel Durval de Mattos Santos Júnior durante curso ministrado nesta segunda (25/4), no auditório do Fórum do Comércio, como parte do Programa de Educação Financeira do TRT5, idealizado pela presidente do Regional, Maria Adna Aguiar. Durante três horas, o palestrante, que criou para o Exército uma programa similar ao adotado pelo Tribunal, deu dicas para a "saúde" financeira dos participantes, de forma bem descontraída e didática.

 

Pagar à vista, e sempre com desconto, é a melhor opção, frisou o Coronel Mattos, pois todo crediário do comércio certamente tem encargos embutidos nos preços parcelados, uma "gordura" que pode e deve ser negociada. No sistema financeiro, por outro lado, é ainda pior, pois as taxas de crédito anuais são exorbitantes e estão totalmente em descompasso com o retorno financeiro que a rede bancária oferece para os investimentos mais tradicionais, como a poupança e renda fixa.

 

"No  rotativo de cartões de crédito os juros chegam a 447% ao ano, no cheque especial, a 293%, e no empréstimo pessoal, a 122%. Já a poupança, gira em torno de 10% ao ano", comparou. Com isso, concluiu, fugir, "para bem longe", desse tipo de dívida, é essencial para a "sobrevivência" das finanças.

 

Pechinchar, defendeu, é um procedimento básico e permanente para garantir uma economia de pelo menos 10% do rendimento mensal. Outras dicas importantes e eficazes: manter uma planilha com receitas e despesas, que possibilite uma visualização objetiva das finanças; nunca comprar por impulso, procurando diferenciar a real necessidade de um simples desejo; desconfiar das reais vantagens de promoções/liquidações e, de uma maneira geral, não se deixar seduzir por apelos publicitários.

 

 

HOMENAGEM - O evento contou com a presença da presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, que frisou, mais uma vez, a importância do controle financeiro para a qualidade de vida, especialmente neste momento de crise do país. Também participou o desembargador Luiz Roberto Mattos, que é irmão do palestrante, e fez o convite para a sua vinda ao Tribunal. Uma placa foi entregue simbolicamente ao palestrante, pela presidente, como agradecimento pela gentileza dele em vir de Aracaju para realizar o curso, sem qualquer ônus para a instituição. Ele agradeceu frisando: "Parabéns à presidente, pois cuidar das pessoas revela a sua sensibilidade como gestora".

 

Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 26/04/2016