TRT da Bahia anuncia medidas para enfrentar corte orçamentário

foto: Secom TRT5

 

Uma série de medidas estão sendo adotadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) para garantir a todo o seu jurisdicionado o pleno acesso à Justiça, apesar dos cortes no orçamento de 2016 da Justiça do Trabalho. Durante sessão do Órgão Especial, realizada nesta segunda-feira (21), a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Adna Aguiar, anunciou a execução de algumas iniciativas.

 

Além do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), que funciona 24 horas, inclusive nos finais de semanas e feriados, foi implantado há dois meses o Alvará Eletrônico, que possibilita o pagamento de créditos trabalhistas sem a necessidade de comparecimento do beneficiário à Varas, e está sendo desenvolvido um aplicativo mobile, a ser lançado em breve, que reunirá os principais serviços da área judiciária.

 

O TRT5 também inicia o projeto de implantação do PJe-CLE (Cadastramento em Liquidação e Execução), que consiste no cadastramento no sistema do PJe dos processos (físicos e híbridos) em fase de liquidação e execução.

 

Mesmo com o grande esforço para reduzir gastos em todas as suas áreas, ainda será necessária a redução do horário de expediente nas unidades administrativas e judiciárias, como já fizeram outros 20 Tribunais Regionais  do Trabalho. ''Mesmo com todas essas ações, ainda precisamos avançar nas adequações de nossos gastos a esta nova realidade, devido ao elevado corte'', afirmou a desembargadora Maria Adna.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 22/3/2016