Game é lançado pelo TRT Mato Grosso em combate ao trabalho infantil

 TRT23-MT

 

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso lançou o game ''Futuro em Jogo'' visando ensinar de forma divertida crianças e adolescentes sobre o combate ao trabalho infantil. O projeto foi resultado da parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Ministério Público do Trabalho (MPT) naquele estado. O TRT buscou parcerias para a criação do game por entender que a educação é o melhor mecanismo para erradicar esta prática.

 

Desenvolvido para o público maior de 10 anos, o jogo é uma espécie de corrida em que o personagem se desloca continuamente, e o jogador precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. O jogo possui quatro fases que retratam a infância e a adolescência do personagem. A cada fase, novas dificuldades e elementos são inseridos. Ao longo da história as crianças precisam enfrentar o vilão, que oferece álcool e cigarros e ainda obriga o personagem a vender drogas para ele.

 

Quando faz escolhas boas, como coletar instrumentos musicais, livros ou brincadeiras, o jogador fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor. Se o jogador fizer escolhas ruins, como trabalho infantil, bebidas ou cigarros, o jogo fica mais lento e sem cor até chegar um momento em que perde o jogo e recebe a mensagem: ''Escolhas ruins fecham os caminhos''.

 

''O trabalho infantil é uma mazela de todo o país. Para combatê-lo, são necessárias diversas frentes de trabalho. Com esta parceria, entramos nesta luta para demonstrar, de forma educativa, as melhores escolhas para quem ainda é tão jovem, mas já tem que decidir qual caminho seguir. Para isso, nossa estratégia é utilizar a tecnologia, para que aprendam valores se divertindo'', destaca Jandir Milan, presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

 

Em percepção ao poder de abrangência dos jogos digitais, a ferramenta foi desenvolvida para divertir e conscientizar o público em relação ao tema. Espera-se que diante das parcerias firmadas com os órgãos públicos, o jogo chegue ao maior número possível de crianças e adolescentes, já que, de forma lúdica, leva reflexão sobre as consequências de suas escolhas.

 

O jogo está disponível para download na página oficial do TRT23, ou se preferir, clique aqui.

 

Secom TRT5-BA (Gabriel Sued) - 14/1/2016 (Com informações do TRT23-MT)