Simpósio sobre Memória Institucional tem início na Escola Judicial

 

 

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Ejud-TRT5) realizou, na tarde da última quarta-feira (2), em seu auditório (Rua do Cabral, Edifício Presidente Médici, 161, 1º andar, Nazaré), o primeiro dia do simpósio 'A Preservação da Memória Institucional'. O evento contou com as participações do corregedor regional e presidente da Comissão de Documentação do TRT5, Esequias de Oliveira, do diretor da Escola, desembargador Norberto Frerichs, e da vice-diretora, desembargadora Margareth Costa.


 

Na abertura do simpósio, o corregedor Esequias de Oliveira enfatizou a importância do debate para o Regional. "Espero que o encontro seja proveitoso para cada participante e que possa ser utilizado no aprofundamento da preservação da memória do nosso Tribunal", afirmou.

 

 

 

 

A palestrante Ana Rosa de Sá Barreto, ex-coordenadora de Gestão Documental e Memória do Tribunal Superior do Trabalho e atualmente integrante da Ouvidoria do TST, falou sobre o que deve ser lembrado ou esquecido para a preservação da memória institucional. Ela também ressaltou a relevância da preservação dos documentos para a história. 'Somos todos agentes detentores dessa memória, pois ela é uma construção constante. Precisamos ampliar nossos olhares', comentou. No segundo dia do simpósio, quinta-feira (3), acontecerão dois minicursos. Confira, abaixo, a programação:

 

14h - Minicurso: Avaliando os processos judiciais como fontes de pesquisa e produção de conhecimento


15h - Intervalo


15h20 - Minicurso: Avaliando os processos judiciais como fontes de pesquisa e produção de conhecimento


17h40 - Encerramento - desembargador Norberto Frerichs

 


Secom TRT5 (Milena Hildete) - 3/12/2015