Juízo de Conciliação do TRT5-BA terá atuação reforçada

 

 

"Conheço muito bem o Juízo de Conciliação de 2ª Instância. Participei da definição de seus mecanismos, sei do seu potencial e do compromisso da equipe", disse a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, durante reunião com os desembargadores Jeferson Muricy e Pires Ribeiro, novos conciliador e vice-conciliador do TRT5, bem como toda a equipe de servidores do JC2, na tarde desta quarta-feira (11/11). A magistrada se referiu ao biênio de 2009/2011, quando, vice-presidente do Tribunal, esteve também à frente daquele Juízo. Agora, na Presidência da Corte, pretende dinamizar a unidade, com novas iniciativas.

 

Durante a reunião, que contou com as participações dos juízes Sérgio Ferreira de Lima, auxiliar da Presidência, Cristina Maria Oliveira de Azevedo, coordenadora da Central de Execução e Expropriação, bem como Marúcia da Costa Belov, auxiliar do JC2, a desembargadora Adna Aguiar lembrou da instituição dos acordos globais e da realização de cálculos e pagamentos em grandes quantidades e em regime de urgência, na sua gestão como conciliadora. Todo esse esforço, segundo ela, foi compensado pela satisfação dos trabalhadores, mesmo aqueles que tinham pequenos créditos a receber.

 

Os magistrados representantes do JC2 disseram-se otimistas com o apoio que recebem desta Administração, bem como ratificaram a qualidade da equipe do Juízo. Tanto eles quanto os servidores declararam a preocupação de buscar não só a realização de acordos, mas também o cumprimento destes. Também manifestaram o interesse de estreitar a relação com as Varas do Trabalho, buscando a intercolaboração. Afirmaram que a unidade recebe processos da Bahia inteira, uma demanda significativa, com causas de grandes e pequenos valores, e sua função deve ser mais bem esclarecida para os públicos interno e externo do Tribunal.

 

 

O juiz Sérgio de Lima, por sua vez, falou que vai manter a interlocução com o Juízo de Conciliação principalmente no que tange a matérias envolvendo precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs). Já a juíza Cristina Azevedo sugeriu ações conjuntas com a Central de Execução e Expropriação. A juíza Marúcia Belov demonstrou entusiasmo com a solução negociada de conflitos, inclusive com a Semana Nacional de Conciliação, que ocorrerá nos próximos dias 23 a 27 de novembro.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 12/11/2015