Servidores do TRT5 participam de curso sobre acessibilidade no PJe-JT


Rafael de Carvalho, Diego Pugliesi e Ângela Ribeiro durante intervalo do curso

 

 

 

Os servidores do TRT5 Ângela Lima Ribeiro e Diego Pugliesi Eça dos Santos, lotados respectivamente na Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância e no Núcleo de Suporte ao PJe (Nusop), participam, desde a última terça-feira (23/6) até esta quinta (25), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, do curso Acessibilidade no PJe-JT, cujo objetivo é capacitar servidores com deficiência visual na nova versão do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).


Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da Coordenação Nacional do PJe-JT, o curso capacita duplas formadas por servidores deficientes visuais, como Ângela,  e videntes, como Diego, de 10 Tribunais Regionais do Trabalho. O conteúdo é ministrado pelo servidor do TST Rafael Pereira de Carvalho, que atua junto à Coordenação.


ACESSO TOTAL - A partir da versão 1.5.1 o sistema trouxe aos usuários melhorias que, em conjunto com um software leitor de telas, permitem às pessoas com deficiência visual realizarem diversas tarefas relacionadas às suas atividades laborais. "Após o treinamento, os servidores com deficiência visual poderão, por exemplo, realizar todas as ações no PJe-JT usando somente o teclado do computador",  disse a Coordenadora Nacional do PJe-JT, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann.


Segundo a desembargadora, a capacitação é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão Permanente de Acessibilidade do PJe-JT, cujo objetivo é facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao sistema, além de sugerir adaptações, promover testes de acesso e revisão das ferramentas e funcionalidades.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho), com informações da Ascom/CSJT - 25/6/2015