TRT5 participa de posse de nova ministra do Tribunal Superior do Trabalho

 

O presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Valtércio de Oliveira, participou, nesta terça-feira (10/3), da sessão solene de ratificação de posse da ministra Maria Helena Mallmann, ocorrida no pleno do Tribunal Superior do Trabalho (foto).

 

Com a nova ministra, o Tribunal Superior do Trabalho restabelece a sua composição plena, de 27 ministros, dos quais seis são mulheres. Nomeada em dezembro para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, a ministra já havia tomado posse administrativamente, no Gabinete da Presidência, em dezembro de 2014.

 

Em uma cerimônia que contou com cerca de 300 convidados, a ministra, que vai integrar a Quinta Turma do TST, foi prestigiada por diversas autoridades governamentais. Na ocasião, Mallmann foi homenageada com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-Cruz, destinada a personalidades que se destacaram no exercício de suas profissões e que contribuíram para o engrandecimento do país. A medalha foi entregue pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen.

 

Também participaram da solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, ministro de Estado Miguel Rosseto, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, o procurador-geral do Trabalho, Luis Antônio Camargo de Melo, e o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Pacheco Lamachia.

 

TRAJETÓRIA - Nascida em Estrela (RS), Maria Helena Mallmann é graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e ingressou na magistratura do Trabalho da 4ª Região (RS) em 1981. Em 2001, foi promovida a desembargadora do TRT-RS, do qual foi vice-presidente (2009-2011) e presidente (2011-2013).

 

A magistrada exerceu, ainda, a vice-presidência e a presidência da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em 11 de novembro deste ano, teve o nome aprovado pelo Plenário do Senado Federal para o cargo de ministra do TST.

 

Secom TRT5, com informações do TST - 12/3/2015