Página do TRT5 no Facebook ultrapassa as 2.000 curtidas

 

Nesta segunda-feira (12/1), a página do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5/BA) no Facebook ultrapassou a marca de 2.000 seguidores, o que dá uma média de 400 novas curtidas por mês, considerando que a página completa cinco meses de funcionamento nesta quarta-feira (14/1). Mantida e atualizada pela equipe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT5/BA, a fanpage teve um total de 1.888 curtidas de agosto a dezembro de 2014, sendo 214 delas apenas em dezembro e 134 somente entre os dias 1º e 12 deste mês.

 

Para a diretora da Secom do TRT baiano, Léa Paula Coury, o resultado demonstra um crescimento no nível de interesse da sociedade pela nova plataforma da Justiça do Trabalho da Bahia no Facebook. ''Além de fazer parte da vida de quase todo mundo, as redes sociais representam a melhor maneira de se relacionar com o público e passar uma mensagem de seu interesse, pois é um meio de rápida disseminação e de fácil utilização. O TRT5 não poderia ficar de fora dessa modernidade'', afirma.

 

Vale destacar que o número de curtidas foi alcançado sem a utilização de anúncio promocional, recurso bastante utilizado pelas organizações para obter mais seguidores em menor tempo.

 

ALCANCE/ENGAJAMENTO - Em dezembro, o alcance orgânico total da página foi de 209.414, com 201 posts publicados e 20.211 pessoas envolvidas. Este indicador de ''alcance total'', aferido pela própria página do Facebook, diz respeito ao número de pessoas que receberam e/ou visualizaram as atividades e publicações do TRT5. Já o indicador de ''pessoas envolvidas'' equivale ao engajamento, ou seja, o número de pessoas que interagiram de alguma forma com os conteúdos vinculados à página, como curtir, comentar, compartilhar, mencionar ou marcar a página em fotos e check-in's, por exemplo.

 

 Secom TRT5

 

 Secom TRT5

 

PÚBLICO - 52% dos fãs da fanpage do TRT5/BA são mulheres, enquanto o restante, 48%, são homens. A maior parte dos fãs possui faixa etária entre 25 e 34 anos (sendo 23% mulheres e 20% homens) e residem em Salvador (BA) e em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). No interior da Bahia, se destacam como os municípios com o maior número de seguidores Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Camaçari e Lauro de Freitas. Curiosamente, a página também possui seguidores em outros países, a exemplo de Turquia, Iraque, Portugal e Uruguai.

 

 

PROJETOS PARA 2015 - Com o objetivo de aproximar cada vez mais a sociedade da Justiça do Trabalho da Bahia, algumas ações estão sendo planejadas para o ano de 2015. Uma delas consiste na nova identidade visual da fanpage, que deverá ser lançada ainda neste semestre, padronizando as postagens de acordo com os conteúdos (fixos e periódicos) divulgados pela página, como campanhas de direito do trabalhador e decisões da Justiça do Trabalho, além de causas de interesse social, como prevenção de acidentes e combate aos trabalhos infantil e o análogo ao escravo.

 

''O intuito da identidade visual, além de padronizar as postagens por seções, ou temas, é estabelecer uma periodicidade para as publicações. Assim, além de facilitar o acompanhamento da página, geramos em paralelo uma expectativa acerca de novidades sobre determinados temas'', explica o servidor da Secom do TRT5/BA, Lázaro Britto, responsável pela administração dos perfis e gestão de conteúdos para as redes sociais.

 

Para acompanhar as atualizações do TRT/BA, basta ter uma conta no Facebook e curtir a página ''TRT da 5ª Região - Bahia''. Além do Facebook, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região conta também com perfis oficiais no Twitter, Youtube e G+, a rede social do Google.

 

Secom TRT5 (Émille Cerqueira) - 13/1/2015