Magistrados do TRT5 conhecem técnica de conciliação americana


 

Magistrados ligados ao Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5) iniciaram nesta última segunda-feira (17/11)  um curso de mediação com especialistas da Universidade de Direito de Pepperdine (EUA), que estão em Salvador a convite da Escola Judicial do TRT5. Cerca de 50 magistrados do Regional, entre desembargadores e juízes, participam do curso Mediação Judicial: técnicas para a conciliação, que tem carga de 40 horas, e será finalizado na próxima sexta-feira (21/1). O grande objetivo é possibilitar o contato dos magistrados com as técnicas americanas de resolução de conflito.

 

Ao longo de uma semana, os alunos serão apresentados aos diferentes tipos de mediação, assim como aos conceitos e às técnicas utilizadas pelos magistrados norte-americanos para superação de problemas e barreiras durante as negociações. "Claro que precisamos adaptar algumas técnicas à  realidade brasileira, mas são experiências importantes e ricas que podem ser agregadas", afirmou o professor americano Peter Robinson.

 

A iniciativa do curso, para ele, reforça a importância do conhecimento das técnicas em mediação pelos juízes brasileiros, principalmente aqueles envolvidos com os núcleos de conciliação dos seus tribunais. "A Justiça norte-americana já trabalha com mediação e conciliação há muitos anos e possui um alto índice de efetividade de resolução. Para se ter uma ideia, antes de entrar no Judiciário americano, todo conflito de interesses passa por uma tentativa de negociação conciliada a fim de evitar a judicialização indiscriminada", explicou.

 

Os magistrados que participam do treinamento terão aulas teóricas e práticas, desenvolvidas com exposições e exercícios simulados. Além do professor Peter Robinson, o curso foi ministrado também pelo brasileiro Marcelo Rosadilla. "Conhecer novas técnicas pode contribuir com a melhoria no grau de efetividade das conciliações. Quanto mais técnicas conhecermos e pudermos utilizar, maior possibilidade temos de resolver as questões de maneira negociada. A mediação pode ser uma espécie de filtro preliminar dos conflitos, evitando que eles caminhem de maneira litigiosa, no Judiciário", afirmou Rosadilla.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 18/11/2014