Presidente da Caixa Econômica Federal recebe Comenda no TRT5

O homenageado ladeado pelo presidente e pela vice, desembargadora Nélia Neves

 

 

 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, recebeu na manhã desta sexta-feira (12/9), no Gabinete da Presidência, a Comenda Ministro Coqueijo Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) das mãos do presidente da Corte, desembargador Valtércio de Oliveira. Hereda foi dignificado no Grau Comendador. A Comenda, criada em 2003, é a maior honraria concedida pelo TRT5 a personalidades que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho e à sociedade. A escolha dos agraciados prioriza, entre outros critérios, a atuação de personalidades e de instituições na área do Direito ou em outra atividade sociocultural.

 

A homenagem ao presidente da Caixa se deve à sua atuação como diretor da instituição bancária que tem agido em parceria com o Tribunal em diversos projetos, inclusive na área de tecnologia (Alvará Eletrônico) e no apoio à construção de fóruns, na capital (nova sede no Centro Administrativo da Bahia) e no interior. O nome foi aprovado pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia e constou de uma lista de agraciados que receberam a comenda em maio de 2013, em solenidade na Associação Comercial do Estado da Bahia, no bairro do Comércio. O presidente da Caixa não pôde comparecer ao evento ocorrido em 2013. "O TRT pode continuar a contar com a Caixa, nossa parceria é muito importante, pois se transforma em crédito para a população", afirmou o homenageado.

 

Na cerimônia de entrega, nesta sexta-feira, o presidente Valtércio de Oliveira disse ser "uma honra e uma satisfação homenagear o presidente da Caixa com o cargo de Comendador". Falou ainda sobre o papel importante que o atual presidente da Caixa tem, "com grande dinamismo e o destaque que a instituição tem na entrega de residências às famílias sem recursos, sendo seu projeto de maior magnitude".

 

O presidente da Caixa agradeceu e reforçou a importância do caráter social dos serviços oferecidos pela Caixa, como as casas populares Minha Casa Minha Vida, além de terem 75 milhões de clientes e 25% de todo o crédito do país. "Hoje recebemos uma média de 8 mil contratos de habitação por dia. Nosso crédito é responsável, e temos aumentado, em muito, o número de agências por todo o interior do país", concluiu.

 

Na foto, o homenageado e desembargadores ouvem o superintendente regional da Caixa, Juscelino Silva, que expõe a gratidão da equipe. O chefe da PRT5, Alberto Balazeiro, também compareceu à cerimônia

 

 

HOMENAGEADO - Natural de Salvador (BA), Jorge Fontes Hereda nasceu no dia 27 de setembro de 1956. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP).

 

De 1993 a 2002, acumulou experiência nas secretarias paulistas de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de Diadema, de Desenvolvimento Sustentado de Ribeirão Pires, de Serviços e Obras de São Paulo e como secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Além disso, foi presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).

 

Já no governo federal, entre os anos de 2003 e 2005, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades. Em 2005, assumiu a vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou até março de 2011, quando assumiu a presidência da instituição.

 

HISTÓRIA - Para saber mais da história da Comenda e da biografia do Ministro Carlos Coqueijo Costa, acesse a página especial da Comenda.

 

 

Secom TRT5 / com informações da CEF- 15/9/2014