Magistrados do TRT5 participam de debate e homenagem a Sobral Pinto

 

A juíza Andréa Presas, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região, e o desembargador Renato Simões participaram da mesa que debateu o documentário "Sobral: o homem que não tinha preço", exibido na quinta-feira (21/8), no auditório do Fórum do Comércio, dentro do projeto Cine ESA Especial Edição da Semana do Advogado. Compuseram a mesa também o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz; o conselheiro federal da OAB-BA, André Godinho; o presidente da Abat, Eliel Teixeira; e o diretor-geral da Escola Supeiror de advocacia Orlando Gomes (ESA), Luiz Coutinho.

 

O documentário, dirigido pela cineasta Paula Fiúza, conta a trajetória de luta do advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que combateu os abusos do regime militar (1964-1985) e do Estado Novo (1937-1945). Mostra a sua luta intransigente em defesa dos direitos humanos e da Constituição, com vários depoimentos.

 

A presidente da Amatra5 destacou, durante sua fala, a coerência de Sobral Pinto, que mesmo sendo contrário ao comunismo defendeu Luís Carlos Prestes para que ele tivesse seus direitos de cidadão respeitados. A juíza lembrou ainda da mensagem que o advogado Sobral Pinto deixa no final, para os jovens, sobre um mundo que existia antes da Primeira Guerra Mundial, em que o Direito prevalecia sobre a força, e da sua esperança de ser possível o retorno a esse estado.

 

Já o desembargador Renato Simões destacou que a página da história escrita por Sobral Pinto não deve ser esquecida jamais, pois ele é um exemplo de resistência e defesa da legalidade contra o autoritarismo.

 

O presidente da OAB/BA também enalteceu a figura de Sobral Pinto, dizendo que ele é um exemplo para todos os advogados. "Sua trajetória nos ajuda a refletir sobre essa profissão tão importante para as instituições democráticas", disse.


Fonte: Amatra5 - 25/8/2014