Nova desembargadora do TRT toma posse em concorrida cerimônia

Foto: Secom TRT5 (Joaquim Castro)

foto: Secom TRT5
 Empossada, a nova desembargadora foi bastante aplaudida pelos
 presentes, que lotaram o Gabinete da Presidência

 

 

Tomou posse, na manhã desta sexta-feira (6/6), como desembargadora do TRT5 a magistrada Margareth Rodrigues Costa, que vinha atuando como titular da 33ª Vara do Trabalho de Salvador nos últimos nove anos. A cerimônia, realizada no Gabinete da Presidência, foi bastante concorrida, com a presença de magistrados de todas as instâncias da Justiça do Trabalho, advogados, servidores e familiares da empossanda.

 

Depois de declarar empossada a nova desembargadora, o presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, enalteceu as qualidades da magistrada: "Sempre foi uma juíza que se destacou,  não só pela competência, como pela lhaneza no trato, por estar sempre solícita a receber quem quer que necessitasse dela. Não é à toa que a sua posse está sendo uma das mais concorridas que já tivemos. Chega agora de forma merecida ao Tribunal".

 

O termo de posse contou com a assinatura de várias pessoas que estavam presentes, convidadas pelo presidente, dentre eles: a mãe da empossada, que também foi juíza do TRT5, Rosalina Nascimento Rodrigues; o esposo, advogado Sérgio Bastos Costa; a vice-presidente e o corregedor regional do TRT5, desembargadores Nélia Neves e Tadeu Vieira; o ministro do TST aposentado Horácio de Senna Pires; e os desembargadores do TRT5 Marama Carneiro e Paulino Couto.

 

A empossada agradeceu a todos, emocionada,  lendo um hino de gratidão que compôs. Nele, destacou a importância de seus pais e dos seus demais familiares, especialmente da sua mãe: "Ela sempre foi uma modelo de retidão e honestidade, abnegação e fraternidade". A nova desembargadora salientou também o quanto é feliz na sua profissão e que tem sempre "a ética como baliza" nas suas decisões.  

 

foto: Secom TRT5

 

O ministro Horácio Pires também parabenizou a nova desembargadora, destacando a importância do 2º Grau na estrutura da Justiça do Trabalho: "Os acórdãos sedimentam os fatos de cada processo". Em seguida, a presidente da Amatra5, juíza Andréa Presas, felicitou a empossada  destacando também a sua gentileza e simpatia. Por fim, a desembargadora Dalila Andrade, deu às boas-vindas em nome de toda a 2ª Turma, que interrompeu por alguns instantes a sessão de julgamento só para prestigiar a posse.

 

TRAJETÓRIA - A nomeação da juíza Margareth Rodrigues Costa, feita pela presidente da República, Dilma Roussef, foi publicada na última quinta-feira (5/6), no Diário Oficial da União. A promoção ocorreu pelo critério de merecimento, na vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Elisa Maria Amado de Moraes.

 

A magistrada iniciou sua carreira no Tribunal em 14 de maio de 1990 como juíza do Trabalho substituta. No ano de 1993 foi promovida a juíza titular do Trabalho na Vara de Jacobina, e posteriormente passou pelas 1ª e 3ª Varas do Trabalho de Camaçari, 5ª, 13ª 24ª e 33ª Varas de Salvador.

 

Secom TRT5 (Valdicéa do Val) - 6/6/2014