Juízes do TRT-BA conhecem núcleo de conciliação permanente em SP


Os juízes do TRT5 (à direita) acompanharam uma audiência

 

Os juízes auxiliares da Presidência do TRT-BA Gilmar Carneiro e Ana Paola Diniz visitaram, na tarde da última quarta-feira (28), o Núcleo de Solução de Conflitos Individuais (Nupemec2) do TRT de São Paulo, para conhecer suas rotinas e funcionamento, com vistas a aplicar a metodologia no Regional baiano. O Nupemec2 é um dos dois núcleos de conciliação permanente do TRT2 (o outro é o NCC - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos).

 

Os magistrados do TRT5 foram recebidos no Nupemec2 pelas juízas ali lotadas Sandra dos Santos Brasil e Heloísa Menegaz Loyola, que lhes apresentaram as instalações e a estrutura do Núcleo, além de explicar como funcionam todas as fases, desde a seleção ou inscrição do processo, até o retorno à vara de origem, com a ata de audiência de conciliação apensada, para as devidas providências.

 

O juiz Gilmar Carneiro explicou o motivo da visita: "colher os normativos que regulamentam o funcionamento - atos que instalaram e que disciplinaram o funcionamento do núcleo (e também) assistir audiências, conversar com conciliadores e com as colegas juízas". Tudo isso para, nas palavras do visitante, "tentar implementar um Núcleo semelhante lá no TRT5". Portanto, necessitava "conhecer o funcionamento, entender quais os critérios (de seleção/inscrição) dos processos", e aprender também como quebrar a resistência que existe por conciliação feita por mediadores que não são necessariamente juízes. Em suma, "ver funcionando, já que aqui está dando certo", completou o magistrado.

 

As magistradas do Núcleo conversaram longamente com os visitantes, exemplificando com muitos casos práticos todas as dinâmicas envolvidas. A juíza Ana Paola sentou-se numa das mesas em que havia uma conciliação em curso para assistir, enquanto os outros magistrados também observavam. O TRT2 prontificou-se a auxiliá-los com o que fosse necessário para que o projeto de implementar um Núcleo de Conciliação no Regional da Bahia seja bem-sucedida.

 

O Nupemec2 foi criado pelo Ato GP 3/2011, e tem por objetivo incentivar, promover, sistematizar e realizar as atividades de cunho conciliatório do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

 

Secom TRT5 (com informações do TRT-SP) - 30/5/2014