TRT/BA marca presença em eventos da Justiça do Trabalho em Alagoas

foto: Secom TRT/AL

 

Além do presidente e do corregedor regional do TRT da Bahia, desembargadores Valtércio de Oliveira e Tadeu Vieira - que participam desde o último dia 26 da Reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRT's (Coleprecor) no TRT de Alagoas (TRT/AL) - outros três desembargadores do tribunal - Dalila Andrade, Norberto Frerichs e Esequias de Oliveira, bem como a juíza Andréa Schwarz, o diretor-geral Tarcísio Filgueiras e outros servidores - também estão no TRT da 19ª Região. Os motivos são pelo menos outros três eventos que ocorrem paralelos à reunião do Coleprecor: o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), a Reunião dos Diretores Gerais da Justiça do Trabalho e o I Encontro Nacional de Boas Práticas.

 

foto: Secom TRT/AL

 

MEMOJUTRA - No Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça, realizado na quarta-feira (26) no edifício sede do TRT/AL (Pleninho), o TRT da Bahia foi representado pelos desembargadores Norberto Frerichs e Esequias de Oliveira, que juntamente com o desembargador Edilton Meireles integram a Comissão de Documentação do TRT/BA. O evento foi aberto pelo vice-presidente e corregedor do TRT/AL, desembargador João Leite Alencar, e contou com a participação de curadores e demais envolvidos com a temática museológica do Judiciário Trabalhista no país.

 

Em uma das exposições do Memojutra, os desembargadores Célio Horst Waldraff, diretor da Escola Judicial do TRT do Paraná, e Cássio Colombo Filho, vice-diretor, abordaram o tratamento documental de autos em arquivos provisórios e definitivos. Estes palestrantes salientaram que a Ejud e a Gestão Documental devem trabalhar em harmonia, e que isso contribui para que a Justiça do Trabalho alcance um patamar de excelência no tratamento documental.

 

foto: Coleprecor

 

REUNIÃO DE DIRETORES GERAIS - Já a Reunião dos Diretores Gerais da Justiça do Trabalho (foto), realizada também dia 26, aconteceu no Village Barra Hotel, em Barra de São Miguel/AL, município distante 33 km da capital Maceió, e contou com a presença do diretor-geral do TRT/BA, Tarcício Filgueiras. O encontro foi aberto pelo coordenador do Coleprecor, desembargador Ilson Pequeno Junior, que salientou a importância da troca de experiências entre os diretores gerais, garantindo ainda pautar na agenda do Colégio assuntos sugeridos pelos diretores.

 

Entre os assuntos debatidos, destaques para a Resolução nº 184 do Conselho Nacional de Justiça, onde ficou registrada a preocupação com as limitações que tal resolução impõe, e a análise do impacto do Processo Judicial Eletrônico (PJe) após o primeiro ano de sua implantação. Além disso, os diretores também discutiram temas como a implantação de Parceria Público Privada; extinção/reversão da especialidade Agente de Segurança; anteprojetos de lei de criação de unidades, cargos e funções, entre outros.

 

foto: Secom TRT5BOAS PRÁTICAS - O TRT baiano é um dos selecionados do I Encontro Nacional de Boas Práticas na temática ''saúde/ergonomia'', em função do trabalho que desenvolve, através do Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTrab), em prol da saúde de magistrados e servidores, nas etapas que antecedem a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em suas unidades. A integrante do CSTrab, a servidora Daniela Mascarenhas (foto), apresentou o trabalho ''Acompanhamento da Implantação do PJe pelo CSTrab'', onde destacou ''os principais projetos conduzidos pelo Comitê de Saúde do TRT baiano direcionados à prevenção de doenças e promoção da saúde, como a atuação interdisciplinar e intersetorial nas unidades do Regional que já trabalham com o PJe''.

 

O I Encontro Nacional de Boas Práticas prossegue até esta sexta-feira (28) no município de Barra de São Miguel e conta com a participação, além do presidente e do corregedor do TRT/BA, da gestora de Metas do TRT/BA, desembargadora Dalila Andrade, do diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando da Silva, bem como dos demais magistrados baianos que participaram de outros eventos, mas que permanecem em Alagoas prestigiando o Encontro de Boas Práticas.

 

O principal objetivo do evento (foto), segundo os organizadores, é promover o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho nos Regionais. Nesta edição, os convidados especiais são o presidente, o vice-presidente e o corregedor-geral do TST, ministros Antônio José de Barros Lavenhagen, Ives Gandra Martins Filho e João Batista Brito Pereira, respectivamente. Foram mais de 90 trabalhos e projetos inscritos, sendo 36 selecionados, que versam sobre memória, gestão documental, saúde, tecnologia da informação, gestão estratégica, treinamento, gestão de pessoas, atividade judiciária e gestão socioambiental - áreas de conhecimento que foram distribuídas em painéis temáticos.

 

foto: Secom TRT/AL

 

Os três eventos, segundo o TRT/AL, levaram à Alagoas mais de 200 pessoas, que estão envolvidas nos debates pertinentes ao cotidiano de sua área de atuação e, consequentemente, contribuirão para aprimorar a prestação jurisdicional.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 28/03/2014 | Fotos: Secom TRT/AL e Coleprecor (atualizada às 14 horas)