Presidente lança totem em homenagem às vítimas de acidentes

A presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, lança, nesta sexta-feira (26/4), às 13h, no térreo do Fórum do Comércio, um totem em homenagem às vítimas fatais de acidentes de trabalho, enfatizando a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril). 

 

Além do lançamento, o dia será marcado por mais um expediente da Presidência naquele Fórum. O programa de realização de expedientes mensais no prédio foi instituído em janeiro pela presidente, com o propósito de facilitar o acesso de magistrados, advogados e servidores que atuam na 1ª Instância à Administração do Regional. O expediente ocorrerá das 9 às 13 horas, na sala da Mesa Diretora, no 11º andar.

 

DIA MUNDIAL - No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes. 


 
No Brasil, a Lei nº 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril seja celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Secom TRT5, com informações do TST - 24/04/2013 (atualizada em 26/04/2013)