Tecnologia: ações garantem estabilidade ao Portal, à rede e ao Samp

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic) está investindo em ações para garantir a estabilidade do Portal do TRT5, da rede e do Sistema de Acompanhamento e Movimentação de Processos (Samp), além de inovações na sala-cofre. Muitas das ações já foram concluídas e outras se encontram em andamento. Novos equipamentos, licitados em 2012, também estão sendo instalados, como parte do projeto de atualização do parque.


Segundo a Setic, as intervenções revelaram-se bem sucedidas e já trazem diversos benefícios aos usuários. Após a implementação das mudanças, consideradas de grande porte (manutenção no core, acesso, controlador de domínio, interconexão), são feitos testes exaustivos nas estações. Todos os ambientes permanecem sob monitoramento das equipes técnicas competentes.



 

Veja abaixo, os procedimentos adotados em cada área:


Portal do TRT5 - Foi providenciada uma nova arquitetura de servidores para o site. Essa medida garante maior robustez ao portal e facilidade de gerenciamento. As versões do sistema operacional e do servidor de aplicação também foram atualizadas, de forma a se aproveitar plenamente a capacidade dos novos equipamentos. Além disso, está em desenvolvimento a implementação do Captcha (teste aplicado na realização de consultas online), que, juntamente com outras ações já executadas, visam minimizar a ação de "robôs", que fazem requisições em massa no site.


Rede sem fio - Por solicitação da Setic, a Siemens, fornecedora do serviço de rede wireless,  está verificando se existem áreas com problemas de cobertura em Nazaré e no Comércio. Durante o feriado da Semana Santa, foi colocado em funcionamento um novo servidor controlador de domínio do Comércio, que, entre outras vantagens, deve evitar a repetição de problemas como o observado no último dia 26/03, quando uma queda de luz desligou o antigo controlador. Além deste equipamento, será implantado, no Comércio, um novo servidor de autenticação. A situação geral do fornecimento elétrico no fórum das Varas da Capital é objeto de avaliação da Secretaria de Tecnologia, juntamente com a Seção de Manutenção Civil.


Samp (capital) - Foram trocados os conectores que ligam os servidores de banco de dados ao storage (hardware de armazenamento) e realizada atualização do firmware (sistema de comunicação, semelhante ao sistema operacional). A empresa que dá suporte ao hardware (Cimcorp) foi contatada para proceder a uma verificação no ambiente. A Setic prepara um novo servidor para atender ao banco de dados do sistema.


Conexão - A Setic substituiu os switches (equipamentos de conexão) da Central Lógica, no Ed. Ministro Coqueijo Costa, e da Sala-Cofre, no Ed. Presidente Médici. Essas mudanças, e a instalação de um novo circuito de fibra óptica, representaram um ganho significativo de desempenho na comunicação entre os dois prédios, que ficam Nazaré.


Já a mudança em todos os switches do Bloco A do Ed. Ministro Coqueijo aumentou a velocidade de tráfego em todos os gabinetes, Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria, Vice-Corregedoria e Pleno, de 100 para 1.000 Mbps. Testes verificaram um ganho de até seis vezes no tempo de transferência de arquivos pela rede. Esta percepção pode variar a depender da aplicação e do horário de uso. Foram também substituídos os switches dos 1º e 4º andares do Bloco B do Ed. Coqueijo, ampliando-se a estabilidade nas redes desses andares.


Sala-cofre - Foi trocado todo o cabeamento óptico com o objetivo de otimizar o desempenho da rede SAN, que conecta os servidores ao storage. Também foi iniciada a instalação de uma segunda Tape Library, uma unidade de gravação em fita para realização de backup.


Secom TRT5 - 4/4/2013