PJe: TRT5 concentra esforços para implantação em Itabuna e Ilhéus no dia 11

Fórum trabalhista de Itabuna

 

As unidades da Justiça do Trabalho em Itabuna e Ilhéus são alvo, até o próximo dia 10, do esforço concentrado das equipes de teconologia, de capacitação e da administração do Tribunal, com vistas à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), no dia 11 de dezembro. A partir desta data, o PJe será o único sistema de ajuizamento de novas ações naquelas jurisdições.  O expediente e os prazos estão suspensos nos fóruns trabalhistas das duas cidades desde o último dia 26, mas o trabalho para magistrados e servidores tem sido intenso.

 


No dia 20 último, os juízes que atuam nas cidades receberam em Salvador um curso promovido pela Escola Judicial, com conteúdo ministrado pelo juiz Cássio Meyer Barbuda, titular da Vara de Santo Amaro. Desde a última segunda (26) até a próxima sexta (30), a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) realiza cursos para os servidores de Ilhéus (divididos em turmas na Faculdade de Ilhéus e Faculdade Madre Thaís) e de Itabuna (na FTC e na Unime). Os instrutores são os servidores Madalena Cunha, Djaman Barbosa, Romualdo Carneiro Rios, Orocil Pedreira Júnior, Juliana Ferreira Santos e Pablo Chamusca.

 


Os servidores dos Departamentos de Apoio de Itabuna e de Ilhéus receberão, em seus locais de trabalho,  capacitação promovida pela CDP nos dia 3 e 4 de dezembro, respectivamente. O orientador em ambos os casos será o servidor Djaman Barbosa. Além disso, os servidores de Ilhéus, Itabuna e Candeias fazem também o Curso Básico de Processo do Trabalho, na modalidade Educação à Distância (on-line) disponibilizado pela Escola Judicial desde o dia 19.

 


Na área de tecnologia, todos os micros das varas serão substituídos por novos equipamentos com dois monitores. Cada vara tem recebido também duas novas impressoras. Foram priorizadas as ações para a garantia de certificações digitais e do link para tráfego de dados. A Secretaria de Informática disponibilizou 11 servidores para atuarem nas tarefas de instalação, simulação do funcionamento da Vara e operação assistida, além do apoio às ações de capacitação: Carlo Sandro da Costa Souza, Cleriston Pinto Gondim, Eliezer Raulino dos Anjos Santiago, Elton Dhiego Dias Fernandes, Gustavo Nascimento Correia, Joselino Rocha de Souza, Miriã de Figueiredo Alves, Robson Rodrigo Tenório Gonzaga, Silvana Queiroz Vasconcelos Muniz, Thales Neves Sampio e Vinicius Muniz Silva de Jesus.


 
Equipes do Departamento de Obras e do Comitê de Saúde (CSTRAB) já estiveram em Ilhéus, onde realizaram, respectivamente, as intervenções necessárias à instalação do PJe e o levantamento das necessidades de ergonomia e organização do trabalho. No começo de dezembro, a diretora da Secretaria de Organização e Métodos, Helânia Demettino Castro, estará nas cidades para acompanhar o trabalho de implantação.

 


Apresentações para Operadores do Direito - No dia 5 de dezembro, haverá duas palestras, com a desembargadora Dalila Andrade e o servidor Djaman Barbosa, no auditório do fórum trabalhista de Itabuna. O conteúdo será ministrado para duas turmas, a primeira às 9 horas e a segunda às 14 horas.

 

Ascom TRT5 - 27.11.2012