TRT-BA em contagem regressiva para instalar o PJe em Candeias

foto: Ascom TRT5

 

O TRT da Bahia está em contagem regressiva para instalar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Terminou na tarde desta quarta-feira (31) o treinamento (foto) para operacionalização do sistema, ministrado pelo servidor Djaman Barbosa, da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância do TRT5. A capacitação, já realizada com juízes, servidores de varas, oficiais de justiça e advogados que atuam na cidade, foi ministrada aos servidores do Departamento de Apoio de Candeias, na sala de informática da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), na sede do Tribunal, em Nazaré. 

 

O PJe-JT, que já opera com sucesso na Vara do Trabalho de Santo Amaro e em toda 2ª Instância do TRT da Bahia, chega às duas varas trabalhistas de Candeias na próxima segunda-feira (5), com a missão de trazer mais rapidez à tramitação das ações trabalhistas e reduzir o tempo de solução dos processos. A partir da zero hora do dia da implantação, todos os novos processos ajuizados nas 1ª e 2ª Varas de Candeias serão eletrônicos e os advogados só poderão protocolizar e acompanhar as ações pela internet.

 

Com a entrada das duas varas de Candeias no sistema eletrônico, já são três as varas trabalhistas baianas operando eletronicamente. Em dezembro, as quatro varas de Itabuna e as três varas de Ilhéus, ambas no sul do Estado, serão as próximas a receber o sistema, totalizando 10 unidades no TRT da Bahia em operação com o sistema, o que ultrapassa a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para 2012, prevendo a instalação do PJe em pelo menos 10% do número de varas do trabalho existentes em cada Regional.

 

ÚLTIMOS AJUSTES - Para que tudo transcorra com tranquilidade para os usuários do sistema, a Secretaria de Informática do TRT5 segue mobilizada nos ajustes finais da implantação do PJe. ''A maioria das ações já foram finalizadas'', adiantou a diretora da unidade, Cláudia Jorge, o que inclui a instalação do link de 4 mbps - que garantirá mais velocidade na transmissão de dados - e a customização do software de acordo com as rotinas de trabalho das varas de Candeias, como calendário de audiências, interstício, cadastro da pauta, servidores que operarão o sistema, entre outras funcionalidades.

 

Assim como ocorreu na instalação do PJe em Santo Amaro, uma estrutura especial de atendimento será disponibilizada para esclarecer eventuais dúvidas dos advogados. Em caso de erros ou dúvidas no cadastramento dos usuários,  a Coordenação Judiciária de 1ª Instância poderá prestar orientações pelo número (71) 3284-6810. Outra fonte de informação são os manuais dirigidos aos diversos usuários do sistema, que estão disponíveis no endereço http://www.csjt.jus.br/pje-jt.

 

Leia também:

 

Advogados de Candeias aprendem a utilizar o PJe
Candeias: Resolução promove equilíbrio na execução das duas varas
Varas de Candeias treinam o PJe. Itabuna e Ilhéus o recebem no dia 10/12

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 31.10.2012