Vara de Santo Amaro realiza primeira audiência no sistema PJe

 

A primeira audiência do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Santo Amaro foi realizada na manhã desta terça-feira (19), em menos de 15 minutos. O evento ocorreu 29 dias após a instalação do PJe no TRT da Bahia, no dia 21 de maio. Conduzida pelo titular da unidade, juiz Cássio Barbuda, a audiência foi adiada para o dia 25 de julho, às 8h50, porque o preposto da empresa reclamada afirmou que ainda não possuía o certificado digital, ferramenta indispensável para acesso ao novo sistema.

 

''Apesar do adiamento, pudemos acompanhar simultaneamente os trâmites normais da audiência'', afirmou Roberto Schitini, advogado do reclamante no processo, que ajuizou a ação no dia do lançamento do sistema na cidade. O advogado, que já possui outras 14 ações em andamento pelo PJe, destaca a comodidade como principal vantagem do novo sistema. ''Só o fato de não precisar juntar petições impressas ou fazer carga do processo, além da possibilidade de analisar o processo no conforto de casa ou do escritório já compensa'', afirmou.

 

Segundo Schitini, o processo em questão trata de adicional de insalubridade e periculosidade de um trabalhador exposto à ruído, eletricidade e contato com produtos químicos na empresa União Industrial Açucareira Ltda, uma produtora de açúcar e álcool situada em Amélia Rodrigues. Ainda são discutidos na ação o pagamento de seguro desemprego e horas extras. O profissional se diz contente por ter participado da introdução da nova sistemática em Santo Amaro, já que é filho da cidade e, embora tenha militado em Salvador, optou por retornar à localidade de origem.

 

O autor da ação elogiou a Justiça do Trabalho e afirmou que se sente orgulhoso por fazer parte do primeiro processo eletrônico em Santo Amaro:  ''Acompanhei com facilidade a produção da ata durante a audiência''. Ele disse que conferiu também a manipulação do processo no sistema por seu advogado, na sala de audiências. ''Fiquei contente com a chegada do PJe. É sinal de que as coisas no Judiciário estão realmente começando a mudar, e para melhor'', comentou.

 

A diretora de Informática, Cláudia Jorge, acompanhou toda a ação de perto.

 

CONSULTA - O processo que tramita no PJe-JT é acessível para consulta exclusivamente no portal do sistema, bastando digitar o número da ação e clicar em 'pesquisar'.

 

(0000640-25.2012.5.05.0161)

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 20.6.2012