Servidor do TRT5 abre lançamento da nova versão de Protocolo da Internet

 

Uma palestra do servidor Humberto Galiza, da Secretaria de Informática do TRT5, no Auditório do Instituto de Matemática da UFBA (Av. Ademar de Barros, Campus de Ondina), nesta quarta-feira (6/6) abre a programação de lançamento do IPv6 - Protocolo da Internet versão 6 em Salvador (ver roteiro abaixo), em consonância com uma série de ações com o mesmo fim, em escala mundial. Galiza é mestrando em Ciência da Computação da UFBA e colaborador do PoP-BA (Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa – RNP - autarquia federal de tecnologia). A palestra tem início às 9 horas e não é necessária inscrição prévia.

 

Organizado pela Internet Society (ISOC), o Lançamento Mundial do IPv6, visa a motivar organizações da indústria e academia - incluindo Provedores de Serviços de Internet (ISPs), fabricantes de hardware, governo, universidades e provedores de conteúdo web - a se prepararem e habilitarem o IPv6 em seus produtos e serviços à medida que o espaço de endereçamento do Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) se esgota.

 

Segundo o site www.ipv6.br, o IPv6 é necessário porque os endereços livres no IPv4 estão se acabando. A Internet não foi projetada para ser o que é atualmente. Em 1983, ela era uma rede predominantemente acadêmica com pouco mais do que 100 computadores conectados. Seu sucesso, contudo, fez com que crescesse de forma exponencial. Com a implantação do IPv6 antes do término do IPv4 não haverá problemas. Pelo contrário, o IPv6 traz avanços em relação ao IPv4, que deverão tornar possível a criação de novas aplicações na rede.

 

No mesmo site é possível encontrar informações detalhadas para gestores, usuários, governo, engenheiro e provedores. Além disso, há itens informativos e de serviços como um Validador IPv6,  Curso de Introdução ao IPv6, um vídeo intitulado Momento da Transição e outros. Mais informações podem ser encontradas também em https://www.pop-ba.rnp.br/Site/WorldIPv6Launch.

 

Lançamento em Salvador - Programação dia 6.6:

9 horas -  Abertura

9h30min - Tudo que você precisa saber sobre IPv6 - Palestrante: Humberto Galiza

10h30min - Coffee-break e sorteio de brindes

11 horas - Mesa Redonda sobre implantação de IPv6, com especialistas no assunto

 

Ascom TRT5 (Franklin Carvalho) - 05/06/2012