Seção Judiciária Federal já tem nova Direção do Foro

 

 

Os juízes federais Ávio Mozar José Ferraz de Novaes e César Cintra Jatahy Fonseca são os novos diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia. A posse de ambos para um mandato de dois anos ocorreu em cerimônia realizada na última sexta-feira (1º/6), no auditório Ministro Dias Trindade, na sede da Seção. O evento reuniu diversos magistrados, advogados e autoridades de todos os poderes.

 

Compuseram a mesa do da solenidade, além do presidente do TRF1, Mário César Ribeiro; a ministra do STJ, Eliana Calmon; o vice-corregedor do TRT da 5ª Região, representou a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves;os juízes Federais Ávio Noves, César Cintra e Cynthia Lopes; o desembargador Augusto de Lima Bispo representando o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; o desembargador Luiz Tadeu Leite Vieira, a desembargadora do TRT5 Maria Adna Aguiar; o procurador-chefe do MPF na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto; o procurador-geral de Justiça, em exercício, José Gomes Brito; o presidente da OAB-Bahia, Saul Quadros; e o superintendente da Polícia Federal na Bahia, César Augusto Toselli.

 

Após a execução do Hino Nacional pela Banda da Marinha, a juíza federal Cynthia Lopes fez seu discurso de despedida da função de diretora do Foro, com uma breve retrospectiva das ações realizadas ao longo da sua gestão, como a instalação das Subseções de Irecê, Teixeira de Freitas e Alagoinhas e de mais duas varas nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Lembrou os diversos mutirões, quatro deles do SFH, envolvendo mais de 44 milhões de reais e o primeiro mutirão do COREN. Mencionou a ministra Eliana Calmon como uma verdadeira entusiasta da conciliação, e quem deu o pontapé inicial no projeto, estando na origem de todos os mutirões realizados.

 

O novo diretor do Foro agradeceu ao presidente do TRF da 1ª Região pela sua presença na solenidade, prestigiando a sua posse e a do juiz federal César Cintra  e prometeu trabalhar incansavelmente em prol da sociedade baiana. Também agradeceu especialmente pela presença da corregedora nacional de justiça, ministra Eliana Calmon, tendo sido quem o convidara para assumir inúmeras funções relevantes no panorama do Judiciário brasileiro.

 

O magistrado foi bastante aplaudido quando relatou a sugestão dada pela ministra Eliana Calmon, para que na solenidade de transmissão das funções de Direção do Foro não fossem utilizados recursos financeiros de órgãos públicos para coquetel ou jantar. A ministra dissera na ocasião: ''Sirva água''! O que levou todo o auditório a aplaudir a fala e a sugestão, demonstrando ter compreendido o espírito simples, mas emocionante da solenidade.

 

O presidente do TRF1, declarou que viu, com muita satisfação, a divulgação que foi dada na Seccional ao Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho, referindo-se à série de cinco edições publicada do JFH sobre o tema. Afirmou também que os novos dirigentes saberão conduzir os trabalhos em ambiente harmonioso onde as pessoas se sintam bem e valorizadas.

 

Ascom TRT5/Ascom Justiça Federal - 04.06.2012