Portal Trabalho Seguro publica série de reportagens especiais

No Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (28/04), o Portal Trabalho Seguro deu início à publicação de uma série de reportagens especiais em memória às vítimas de acidente trabalho. Nele estão sendo contadas histórias de trabalhadores de diversos estados brasileiros que perderam a vida ou adquiriam necessidades especiais após se acidentarem em serviço.

 

A dor dos familiares e a busca por Justiça são relatadas nas reportagens produzidas pelas assessorias de Comunicação Social de Tribunais Regionais do Trabalho e editadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. "O objetivo desta iniciativa é ir além das questões judiciais. Queremos mostrar o estrago que descuidos no ambiente de trabalho podem causar em famílias que dependiam daquele trabalhador", assinala o juiz do Trabalho Marcos Fava, um dos gestores nacionais do Programa.

 

A primeira reportagem, produzida pelo TRT da 1ª Região (RJ), conta a história de Adolfo, jovem trabalhador que perdeu a vida em seu primeiro emprego. A família processa a empresa de limpeza e o laboratório onde ele prestava serviços, na cidade de Belford Roxo, por não terem disponibilizado equipamentos de proteção individual (EPI).

 

"O relato dos acidentes também tem caráter pedagógico. As condenações impostas aos empregadores, citadas nas reportagens, elencam uma série de requisitos que devem ser seguidos pelas empresas. Ao destacarmos esses aspectos, queremos reforçar a prevenção como forma de evitar acidentes", conclui o juiz.

 

Acesse o Portal Trabalho Seguro.

 

CSJT (Patrícia Resende) - 27/04/2012 -  Atualizada por Ascom TRT5 em 30/04/2012