Serviços, gestão e procedimentos em análise pelo corregedor-geral da JT

Auditoria examina documentos do TRT5

 

Até sexta-feira (19), o TRT da 5ª Região passa por correição periódica da Justiça do Trabalho na avaliação da prestação dos serviços judiciários, incluindo o quesito celeridade, além da administração de recursos na instituição. A correição foi iniciada nesta segunda-feira (15), conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, que busca averiguar o cumprimento de prazos e a realização dos procedimentos judiciais, de acordo com a regulamentação processual. Já a auditoria administrativa vai verificar questões ligadas à tecnologia da informação (governança, segurança da informação e infraestrutura), ao pessoal e a gestão do Tribunal.

 

A correição periódica analisa uma amostragem de processos judiciários de segunda instância de cada tribunal trabalhista. A quantidade varia de acordo com a movimentação processual, mas deve ser representativa, de forma a contemplar, no mínimo, 95% do conjunto. Neste ano está prevista no TRT5 a avaliação de 300 processos, sendo 110 recursos ordinários, 110 agravos de petição e 80 processos sumaríssimos, aquelas causas cujos valores são limitados e sujeitos a um procedimento mais célere. Todos tiveram origem ou foram admitidos em 2011 e devem ser conferidos para a confecção de um relatório que será lido pelo corregedor-geral em sessão do Tribunal Pleno, marcada para as 10 horas da próxima sexta-feira (19), na sala de sessões do Edifício Coqueijo Costa, em Nazaré.

 

Quanto à auditoria administrativa, realizada de forma periódica pela equipe do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), analisará 116 processos físicos originados em 2010, mas o número pode crescer e abranger documentos de outros períodos.

 

Desde o ano passado, a Presidência do TRT5 passou a fornecer informações e a encaminhar alguns processos digitalizados para avaliação preliminar dos atos administrativos do TRT5. O grupo de trabalho também teve acesso ao banco de dados relativo à área de pessoal e apresentou questionário que foi respondido pelos gestores da área de tecnologia do Tribunal baiano. A partir dos elementos colhidos será produzido um relatório que, depois de submetido à manifestação do Regional, será encaminhado ao CSJT.

 

AUDIÊNCIAS - O ministro corregedor Barros Levenhagen recebeu em torno de 30 pessoas em audiências, nesta segunda-feira (15). Pela manhã, foram os desembargadores e à tarde juízes de primeiro grau e representantes da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, Amatra 5 e OAB. Nesta terça-feira (16), haverá  audiências para pessoas que tenham processos tramitando no âmbito de segundo grau, das 14 às 18 horas, no Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, bairro de Nazaré.


Serão recepcionados somente os interessados que tenham feito agendamento pelo telefone 3319-7008 ou pessoalmente. Nos dias 17, 18 e 19 de agosto não haverá audiências.

 

Ascom TRT5 - 15.08.2011
Não lave o carro com mangueira. Com o balde você poupa água do planeta e economiza na conta.