Fórum de Vitória da Conquista inaugura galeria de ex-presidentes

foto: Ascom TRT5

 

Criada na década de 1960, a Justiça do Trabalho em Vitória da Conquista inaugurou uma galeria de fotos de ex-presidentes, nesta sexta-feira (29), com as fotos das desembargadoras Ana Lúcia Bezerra Silva (presidente do TRT5) e Nélia de Oliveira Neves. A presidente do TRT foi juíza titular na cidade de 1989 a 1992 e a desembargadora Nélia atuou como substituta de 1983 a 1989, e depois como titular de 1992 a 1997.

 

A proposta é a colocação das fotos de todos os magistrados que foram titulares da então Junta de Conciliação e Julgamento da cidade, no Fórum do Trabalho, um novo prédio inaugurado ano passado. ''As magistradas escreveram sua história na cidade, agora nós escrevemos a nossa, com as desembargadoras'', afirmou o diretor do Fórum, juiz Sebastião Lopes.

 

No evento, a presidente do TRT5 entregou aos diretores das varas mapas da região, além de máquinas fotográficas para os oficiais de justiça que serão utilizadas na avaliação dos bens a serem arrecadados. Ela também instalou a pauta eletrônica, que agiliza a realização das audiências de julgamento.

 

Ao agradecer a homenagem, a presidente recitou trecho do poema Le Lac, do poeta Lamartine, para expressar a emoção em retornar à Vara do Trabalho onde atuou como juíza de primeiro grau: ''O homem não tem porto e o tempo não tem margens, ele corre e nós passamos. Passei por Conquista mais de três anos e levei a experiência, o respeito, o carinho e a amizade, o que torna gratificante o meu retorno, sempre'', ressaltou.

 

A desembargadora Nélia Neves destacou que o destino a trouxe de volta, justamente no lugar onde começou sua carreira de magistrada, quando passou no concurso para juíza do trabalho substituta, em 1983. ''Minha primeira convocação foi para Vitória da Conquista, onde fui substituta por seis anos e depois voltei como titular, ficando por mais cinco anos. Vitória da Conquista marcou muito a minha vida, onde encontrei advogados empenhados e servidores dedicados. Esta homenagem vai ficar para sempre na memória'', comemorou.
 

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades locais, e pelo desembargador do TRT5, Valtércio de Oliveira, que elogiou a iniciativa. Segundo ele, a magistrada Ana Lúcia fez um bom trabalho em Vitória da Conquista e tem tido uma gestão profícua como presidente do TRT, ''a sua administração merece elogios não só por nós que a acompanhamos, mas por toda a comunidade, e não foi à toa que ela recebeu o titulo de cidadã conquistense ano passado e de soteropolitana neste ano''. Em relação a desembargadora Nélia, ele contou que eles caminham juntos desde a faculdade, tendo sido colegas como servidores, e depois como juízes de 1º e 2º graus. ''Vejo de perto a qualidade das decisões da desembargadora, só tenho palavras elogiosas para ela, pois sei do seu compromisso com a Justiça''.

 

A OAB também participou do evento, ressaltando a importância do bom relacionamento das duas magistradas com os advogados. Segundo o presidente da subseção da OAB na cidade, Gutemberg Macedo Júnior, ''é sempre gratificante trabalhar com juízes vocacionados e idôneos que têm como meta a Justiça, o que honra a magistratura brasileira''.

 

Estiveram presentes, também, o chefe do Ministério Público do Trabalho em Vitória da Conquista, Antonio de Jesus, o presidente do Conselho Regional de Segurança Pública, Joir Sala, o representante do prefeito da cidade, o procurador Municipal Fabiano Aguiar, e o diretor do Foro de Justiça da cidade, o juiz Leonardo Maciel, e ainda, o juiz federal em Vitória da Conquista, João Batista, além do superintendente Regional da Caixa, Marcos Nascimento, representantes de entidades de classe, advogados e servidores.

 

Ascom TRT5 - 1º.08.2011
Poupe energia: economize até 80% usando lâmpadas eletrônicas.