Troca de 2 mil máquinas atualiza em 85% o parque de informática do TRT5

Equipamentos mais modernos agilizam o trabalho em varas e gabinetes

 

 

A Secretaria de Informática (SI) já está distribuindo, desde o dia 16, os 672 microcomputadores da 3ª etapa do projeto de atualização do parque de equipamentos do TRT5, completando a marca de mais de 2 mil equipamentos (2.204) substituídos, somente na atual gestão (2009-2011).

 

A perspectiva é a de que, depois de finalizada esta etapa, o Tribunal passe a contar com mais de 2,5 mil computadores em uso (2.550), dos quais 85% atualizados, ou seja, com configuração que atenda as demandas mais modernas e dentro do prazo de garantia. Essa condição alcançará mais de 95% dos equipamentos nas varas e gabinetes, considerando-se capital e interior.


A expectativa da SI é que até o final de julho o processo seja finalizado. Alguns fatores, como a realização do backup e montagem dos equipamentos impactam neste cronograma. Para uma melhor logística, a Secretaria procura os departamentos para agendar a instalação, divulgando procedimentos que auxiliam o usuário a salvar dados do micro antigo e carregá-los no novo micro.

 

Para a SI, são considerados como de configuração atualizada os microcomputadores com o mínimo de 2 GB de memória e dois núcleos de processamento. Das máquinas distribuídas, desde novembro de 2009, 1.771 são computadores, 220 impressoras e 213 multifuncionais.


A primeira e segunda etapas da atualização já foram finalizadas, respectivamente, em janeiro de 2010 e em março de 2011, e permitiram um avanço de 26% para 65% de atualização, priorizando a área judiciária do Tribunal. Nesta terceira etapa, quase todos os setores da administração também estão sendo contemplados.


Além de computadores, serão entregues 60 novas impressoras e 184 novas multifuncionais, buscando substituir os antigos equipamentos que atendem à área fim. As Varas da capital e do interior receberam dois novos equipamentos multifuncionais, e as Turmas, duas novas impressoras. Os departamentos administrativos e de apoio serão atendidos pontualmente.


Desfazimento de bens - Mais de oitocentos (800) equipamentos de informática considerados obsoletos e inservíveis pela Comissão de Desfazimento de Bens já foram doados para o CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores - Pangea como forma de contribuir para o projeto do Governo Federal de Inclusão Digital. Os equipamentos doados são recondicionados e seguem para escolas e entidades que são reconhecidas de interesse social e sem fins lucrativos.


A doação ocorre após aprovação da Presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra. Antes do envio, os equipamentos são formatados (programas e arquivos desinstalados), agrupados, retirados do sistema de patrimônio e depois encaminhados para a Pangea. Por conta desta logística, a SI recomenda que as unidades do interior encaminhem os equipamentos que estão sendo descontinuados para a Secretaria de Informática.


A ação contribui para atender a um dos objetivos estratégicos do Planejamento Estratégico da Secretaria de Informática - Atuar com responsabilidade socioambiental - que possui como indicador o percentual de equipamentos destinados para ações de inclusão digital. Para participar do programa, as instituições de ensino destinatárias devem se cadastrar no sítio  www.computadoresparainclusao.gov.br para posterior avaliação pelo Ministério do Planejamento e Gestão.


A equipe de Suporte da Secretaria, responsável pelas ações de configuração e instalação das novas máquinas que estão sendo distribuídas no Tribunal, é chefiada pela servidora Miriã Alves. Já a Comissão de Desfazimento de Bens é composta pelos servidores Heron Marques Oliveira  (presidente - S.I.), Ana Jacqueline Carvalho (Secretaria Administrativa)  e  Clériston Pinto Gondim - SI (membro).

Ascom 31.05.2011
Evite usar sacola plástica: ela leva até 300 anos para se decompor.