Reciclagem: TRT5 tem três pontos para coleta de óleo vegetal

 

Com o intuito principal de incentivar o consumo consciente e reduzir os danos causados à Natureza, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e a Comissão do Meio Ambiente do TRT5 lançaram o projeto Coleta de Óleo. A iniciativa está enquadrada no Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável (PPCS) estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente, que prevê, entre outras coisas, o aumento da reciclagem de resíduos sólidos. 

 

Serão aceitos, do público interno e externo do TRT5, qualquer tipo de óleo vegetal (girassol, canola, soja, dendê...) tais como resíduos de assadeiras e frigideiras. O óleo pode ser trazido em garrafas pet, ou em qualquer recipiente plástico bem vedado, para que não ocorra vazamento e não é necessário coar. A ONG Renove Óleo disponibilizará bombonas para a coleta em três pontos do Tribunal:

 

1. Sede Administrativa, Rua do Cabral, 161, Nazaré: Subsolo - próximo à entrada da Gráfica;

 

2. Edifício Coqueijo Costa, na Rua Bela Vista do Cabral, 121, Nazaré: Bloco A G2 - primeira direita da rampa, próximo ao gerador (foto);

 

3. Fórum Comércio, Rua Miguel Calmon, 285, Comércio: Garagem - ao lado do depósito de água.

 

A ONG realizará a coleta após armazenar 20 litros por bombona ou no período de 15 dias caso não alcance a quantidade determinada, e manipulará o material corretamente de forma que não retorne ao meio ambiente. O produto  será destinado à produção de sabão e depois vendido. Com o óleo também é possível produzir cerca de 50 produtos diferentes, desde biodiesel até cosméticos.

 

Os óleos e as gorduras animais podem entupir as tubulações e as galerias de esgoto, causar rompimento nas redes de coleta e, se despejados no solo, podem impermeabilizá-lo impossibilitando o surgimento de vida no local. Além disso, no processo de decomposição desses produtos há liberação de gás metano e contaminação dos lençóis freáticos, não sendo possível solucionar o problema.


Ascom TRT5 - 24.11.2010
Use os dois lados do papel para imprimir e escrever. A produção dele requer água, energia e sacrifica árvores.