TJC ganha 180 multiplicadores em Salvador

 

 

O esforço de mobilização das Diretorias Regionais de Educação 1A e 1B e dos gestores de 34 colégios estaduais de Salvador e Região Metropolitana resultou na participação de nada menos que 180 professores no primeiro dia do Seminário de Formação de Multiplicadores do programa Trabalho Justiça e Cidadania, realizado nesta terça-feira, 21/9, no Instituto Anísio Teixeira (IAT - foto).


O evento promovido pela Amatra5 e pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) contou com representantes de outras entidades parceiras do programa na mesa de abertura, como a advogada Bruna Ferro (OAB-BA), professora Marília Amorim (Faculdade Ruy Barbosa), Patrícia Lima (Setre), advogado Carlos Alfredo Guimarães (Abat) e até mesmo com a presença de outros estados, caso dos juízes do trabalho Kelly Cristina Diniz Porto, que coordena o TJC no Ceará, aplicado pela Amatra7 e Luiz Manoel Andrade Menezes (Amatra20) e da secretária de Educação da Prefeitura de Maruim-SE, Lídia Rosa Nunes.


Além das entidades presentes, a presidente da Amatra5, Viviane Leite, agradeceu os apoios que a implementação do TJC na Bahia vem recebendo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5) e do Ministério Público do Trabalho da 5ª Região (MPT5). 'Tantos agradecimentos mostram que a Amatra5 não está sozinha nesta tarefa. Sabemos que a educação é a base de tudo e não existe educação sem o professor', afirmou a magistrada, ladeada pelas colegas Soraya Gesteira, coordenadora Regional do TJC, Rosemeire Fernandes, integrante da Comissão Nacional do programa, e pela diretora de educação básica da Secretaria Estadual de Educação, Célia Tanajura Machado. "A rede estadual é extensa, tem mais de 1,2 milhão de alunos, mas ainda que os alunos atendidos sejam uma pequena amostra deste universo, acreditamos que parcerias como o TJC vão se somando para se transformar numa grande ação"', declarou a educadora.


Show - O ponto alto do encontro foi a apresentação artística da orquestra Infanto-Juvenil Cirandando Brasil, que emocionou o público com a execução de um repértório que mescla cantigas populares com música popular e erudita.


Dos cerca de 300 meninos e meninas assistidos pela ONG que atua nos bairros de Cidade Nova e Águas Claras, 20 subiram ao palco do IAT com flautas, instrumentos de corda e percussão para executar clássicos como A Primavera, de Vivaldi e Minueto em Sol Maior, de Bach. O público ouviu e cantou com a Orquestra as consagradas Asa Branca (Luiz Gonzaga), Anunciação (Alceu Valença), Samba de Uma Nota Só (Jobim) e as músicas do folclore infantil Alecrim, Cai Cai Balão, Essa Rua e Samba Lelê. "Como é primoroso o folclore infantil, a ponto de Villa Lobos ter partiturizado 160 canções dizendo que eram as mais belas do mundo", destacou a presidente e idealizadora do projeto, Professora Nairzinha.


A apresentação musical serviu para descontrair os presentes na longa maratona de sete palestras enfrentada em uma jornada de 12h, dificultada pelo calor provocado pela problemas nos sistema de refrigeração no auditório, parcialmente amenizado pela instalação de ventiladores nos corredores.


O esforço foi recompensado pela qualidade das palestras e dos palestrantes: a juíza Rosemeire Fernandes abriu os trabalhos com uma exposição sobre os propósitos, conteúdos, etapas, fundamentos e aplicações do TJC; o diretor da Escola Superior de Advocacia, advogado Carlos Rátis, traçou um apanhado sobre a educação em cada uma das Cartas Constitucionais brasileiras ao longo da história; a assessora especial da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Patrícia Lima, explicou o funcionamento da Agenda Bahia do Trabalho Decente, da qual é coordenadora; a articuladora em Direitos Humanos da SEC, Ana Elizabeth Gomes, instigou a plateia a refletir porque, para que e como educar em direitos humanos.


No período da tarde, o médico do Trabalho Gerson Estrela discorreu sobre Os Impactos do Trabalho Infantil sobre a Saúde da Criança, a procuradora do Trabalho Rosângela Lacerda abordou a questão do Trabalho Escravo e o auditor fiscal Ivan Kertzman falou sobre Benefícios Previdenciários. O Seminário de Formação de Multiplicadores do TJC será encerrado na manhã desta quarta-feira, 22, com mais duas palestras: A Cartilha do Trabalhador, por juízes do Trabalho da Amatra5, e O Papel do Advogado e o Acesso à Justiça, pela advogada Eliasibe Simões (OAB-BA).
 

Fonte: Asessoria de Imprensa da Amatra5 - 22.09.2010

Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia