TRT5 inicia comemorações dos seus 70 anos

 

Um Ato Ecumênico vai marcar o início das comemorações dos 70 anos da Justiça do Trabalho na Bahia, a ser realizado no dia 3 de setembro, sexta-feira, às 10h, no 11º andar do fórum do Comércio. O evento terá as participações dos líderes espirituais Padre Lázaro, da paróquia de Nossa Senhora da Penha; do pastor Djalma Torres Santana, da Igreja Batista de Nazaré; e de José Medrado, servidor da casa e fundador da Cidade da Luz, além das presenças da presidente do Tribunal, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, de outros magistrados e servidores. Após a celebração, haverá apresentação do Coral do TRT5.


Os 70 anos serão completados em maio do ano que vem e, até lá, várias atividades vão ser promovidas para marcar a passagem da histórica data. A Justiça do Trabalho foi instalada na Bahia em 1º de maio de 1941, como Conselho Regional do Trabalho, composto por duas Juntas de Conciliação e Julgamento, e funcionando, inicialmente, na Rua da Argentina, nº 1, Comércio, em Salvador. A Justiça do Trabalho da 5ª Região, que englobava Bahia e Sergipe, em setembro de 1942 já funcionava com duas juntas em Salvador e uma em Aracaju.


Ao longo desses 69 anos, o TRT5 mudou de endereço, fez sedes próprias, cresceu em número de varas do trabalho, número de magistrados e servidores e, sobretudo, número de reclamações trabalhistas, refletindo o desenvolvimento econômico do Estado. Hoje é composto por 2.500 magistrados e servidores e atende a todo o território baiano com 88 varas do trabalho, grande parte funcionando no interior com sedes próprias, construídas dentro de um mesmo padrão. Somente em 2009, o Tribunal recebeu mais de 120 mil novas reclamações trabalhistas. Em Salvador, em 26 de outubro de 2009, foi lançada a pedra fundamental da nova sede do TRT5 no Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde, num futuro breve, voltarão a se reunir todas as unidades que compõem o Tribunal na capital.

 

Ascom TRT5 - 27.08.2010
Economize água. Cada pessoa gasta em média 250 litros de água por dia.