TST só receberá processos digitais. Bahia ajudará no sistema de remessa

A partir de agosto, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) só receberá processos em formato digital. E, justamente para melhorar a remessa dos documentos, os regionais vão estar integrados, ainda neste primeiro semestre, em um novo Sistema de Remessa Eletrônica que permitirá o envio rápido das imagens escaneadas das páginas dos autos. Como já aconteceu muitas vezes no desenvolvimento de outras ferramentas, o TRT5 será um dos pilotos da experiência, ou seja, vai participar dos testes e colaborar no aperfeiçoamento da sistemática.

 

A maior vantagem do novo sistema é que o Tribunal de origem enviará somente as imagens, ou seja, elas não precisam mais ser convertidas em texto (OCR) para que o TST as leia. O próprio Tribunal Superior fará esta conversão ao receber os dados. Isso agilizará trabalhos como aquele já realizado pelos servidores da Secretaria de Coordenação Judiciária de 2ª Instância do TRT5 que, desde outubro de 2008, digitalizam uma parte dos 600 Agravos de Instrumento (AIs) e 150 Recursos de Revista (RRs) admitidos mensalmente, conforme Ato TST-182.

 

De acordo com a diretoria da Secretaria de Informática do Regional, o TRT5 já dispõe de toda a infraestrutura para se adequar ao novo sistema e os testes começam na próxima semana. A experiência como piloto vai ser assumida com outros tribunais que comporão um ambiente de troca de informações. O desafio deve proporcionar ganhos não só no aprendizado da tecnologia, mas também no aperfeiçoamento de sistemas de segurança.

 


Ascom TRT5 - 1º.06.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.