Magistrados e servidores vão aprender Língua Brasileira de Sinais

Magistrados e servidores que entendem a importância de falar uma segunda língua poderá encontrar, na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), um passaporte para entrar em contato com aproximadamente 5,7 milhões de pessoas que vivem aqui mesmo, no Brasil. Este, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o tamanho da população portadora de deficiência auditiva no País e é justamente para melhorar o atendimento do TRT5 a esta comunidade que a CDP disponibilizará para o seu quadro o curso básico sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

A iniciativa atende à Lei 10.436, de 2002, e respectivos atos regulatórios - as normas determinam que 5% do quadro de pessoal em todo Poder Público seja habilitado a prestar atendimento adequado a quem usa essa linguagem. A meta da CDP é formar, até o final do ano, quatro turmas de formação em Libras, perfazendo um total de 100 alunos habilitados. O público-alvo será preferencialmente formado por servidores que lidam com atendimento ao público e aqueles lotados em unidades que receberão pessoal (magistrados, servidores e estagiários) com este tipo de deficiência.

 

As inscrições para o curso já estão abertas e as aulas da primeira turma acontecem nos dias 24, 26, 28 e 31 de maio e 02, 04, 07, 09,11 e 14 de junho, das 13h30 às 17h30, na Sala de Atividades Corporais, no Comércio. O programa será ministrado pela Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS), com aulas teóricas e práticas, incluindo relatos de experiências, discussões em grupos e aplicação de exercícios em sala de aula. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com a CDP, pelos ramais 7154 e 7631.

 

Ascom TRT5 - 23.03.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.