Começa a obra da nova sede do TRT5 no Centro Administrativo


 Técnicos avaliam como remanejar redes ótica, lógica e

 
  estudam a topografia 
no terreno, que fica entre o TRE e Sefaz

 

Os serviços de terraplanagem e contenção da área em que ficará a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) no Centro Administrativo da Bahia (CAB) já começaram. A empresa contratada por meio de licitação para o trabalho, a Construtora NM, recebeu a ordem de execução na última sexta-feira e iniciou as atividades imediatamente, devendo concluí-las em até 150 dias.  

 

Na manhã desta quarta-feira, técnicos da NM Construtora e os engenheiros do TRT5 Maxwell Mascarenhas (diretor encarregado) e Luis Carlos Tejerizo estiveram no terreno junto com técnicos da Oi e da Prodeb (empresa de informática do Estado) para estudar a melhor forma de remanejar as redes locais de fibra ótica e logística.

 

Representantes da empresa Cinzel Engenharia, que construirá o primeiro módulo da nova sede, também estiveram na área, aferindo as medidas e verificando a viabilidade de dar início imediato à sua parte do serviço. O módulo inicial, de número quatro, com oito pisos, será ocupado pelo arquivo judicial, por entidades associativas de servidores aposentados (ASA),  servidores ativos (Sindjufe), advogados (OAB) etc. - e por um posto da Previdência.

 

PRESERVAÇÃO - De acordo com o projeto da nova sede do TRT5, de autoria de Lelé Filgueiras e equipe, a terraplanagem será concentrada exclusivamente na área adjacente ao sistema viário, visando principalmente à criação de 1.700 vagas de estacionamento. Dessa forma, a topografia do terreno sofrerá pouca interferência, de modo reduzir o custo da obra e evitar o comprometimento de mananciais hídricos da Avenida Paralela.


O terreno aplainado, por outro lado, terá a função também de abrigar o canteiro de obras de modo a possibilitar que a construção dos prédios transcorra sem afetar a vegetação. Com leiaute arrojado, a nova sede será composta por oito módulos circulares, que serão interligados por passarelas e apoiados em estruturas metálicas suspensas, de forma a assegurar o mínimo contato possível com o solo. Essa composição diferenciada garantirá a preservação de mais de 70% da flora local, típica da Mata Atlântica, apesar de toda a dimensão do conjunto arquitetônico, que terá 122 mil m² de área construída. 


 
Ascom TRT5 - 27.01.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.