TRT5 atinge 96% de regularidade no pagamento de precatórios

Conforme dados do SAMP (Sistema de Acompanhamento Processual) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, dos 12.799 precatórios em tramitação neste Regional, apenas 491 (3,8%) estão vencidos e ainda não foram conciliados. Isso significa que 19 em cada 20 precatórios estão no prazo legal para pagamento ou já foram conciliados perante o Juízo de Conciliação de Segunda Instância  (JC2-TRT5).

 

Em seis anos de funcionamento, o JC2 mudou totalmente o panorama do pagamento de dívidas da União, Estado e municípios aos seus trabalhadores. Quando o Juízo foi criado, em 2003, somente 25% dos precatórios em tramitação no Tribunal estavam em situação regular, com a quitação no prazo legal.

 

A situação atual, no entanto, coloca o TRT da Bahia entre os mais bem sucedidos do País no tocante à execução da dívida pública. Considerando-se apenas os precatórios federais e municipais, o percentual de títulos em situação regular alcança 98%. A maior parte dos precatórios vencidos e não conciliados referem-se ao Estado da Bahia, cujas conciliações têm se desenvolvido num ritmo mais lento que as dos municípios. 

 

Segundo o Juízo de Conciliação, a Emenda Constitucional nº 62 (PEC 12A), que limita e vincula o orçamento dos entes federativos no que se refere ao pagamento de condenações judiciais, não trará maior impacto, por enquanto, para os credores baianos de precatórios trabalhistas. A avaliação leva em conta o patamar alcançado na Justiça do Trabalho da Bahia e o fato de que os acordos homologados foram salvaguardados pela Emenda.

 

Ascom TRT5 - 17.12.2009