Conciliação é uma tendência mundial, diz professora na Escola Judicial

A palestra contou com as presenças do presidente e do corregedor do TRT5

 

A conciliação e a mediação são hoje uma tendência na Justiça em todo o mundo, por duas questões básicas: ajuda o Poder Judiciário a diminuir o número de processos - a morosidade também é um problema global -, atuando diretamente sobre os litígios, e pela sua capacidade de pacificação, já que a sentença emanada pelo juiz geralmente deixa um dos litigantes insatisfeitos.

 

Essa foi a argumentação da jurista Ada Pellegrini Grinover, doutora honoris causa pela Universidade de Milão e professora de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, ao ministrar palestra (foto) na tarde de hoje, dia 29, na Escola Judicial do TRT5, quando falou sobre Os fundamentos da Justiça Conciliativa.


Com mais de 20 livros publicados e renome internacional, a jurista falou para desembargadores, juízes e servidores que, embora não seja especialista em Direito do Trabalho e sim em processo civil e penal, vê a Justiça do Trabalho como um modelo para a Justiça comum pela sua capacidade conciliatória. Ressaltou, no entanto, a necessidade de o Poder Judiciário capacitar os magistrados para realizar a conciliação.

 

Convidada pelo coordenador de cursos da Escola Judicial, juiz Luciano Martinez, a jurista foi recebida pelos presidente e corregedor regional do TRT5, desembargadores Paulino Couto e Raymundo Pinto. Também prestigiaram a palestra a vice-corregedora e a ouvidora-geral do Tribunal, desembargadoras Graça Laranjeira e Ivana Magaldi, além da desembargadora Luísa Lomba.

 

Ascom TRT5 - 29.10.2009