TRT5 participa de calendário que será vendido para ajudar crianças com Aids


As crianças ficaram muito à vontade durante a sessão de fotos


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), desembargador Paulino Couto, foi um dos escolhidos para figurar no calendário 2010 da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), entidade que atua na prevenção do HIV/Aids, oferecendo apoio às pessoas soropositivas, entre elas 70 crianças. Para fazer a foto que sairá no calendário, o desembargador recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 28, a visita de 10 crianças e da fundadora da instituição, Conceição Macedo. Os calendários, vendidos a R$ 10, são umas das principais fontes de renda da IBCM.

 

Segundo a fundadora da ONG, o calendário 2009 teve como atração principal o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. A cada ano são escolhidas personalidades que ajudaram a instituição ao longo do ano e também artistas. "Entram cerca de 150 fotos no calendário", explicou Conceição Macedo, que iniciou a IBCM há 20 anos quando ainda trabalhava como técnica de enfermagem no Hospital Roberto Santos e, sensibilizada,  começou a ajudar soropositivos abandonados pela família. "Aluguei um quarto para eles e nunca mais parei", conta ela.

 

A IBCM, que foi uma das agraciadas pelo TRT5 neste ano com a Comenda Coqueijo Costa, além da creche, reforço escolar, educação infantil e alfabetização das crianças, trabalha também com assistência a moradores de rua, acompanhamento a gestantes que possuem o vírus - para que a criança não venha a adquirir a doença no parto - e uma ampla campanha de combate à discriminação dos portadores do HIV/Aids.

 

A ONG vive exclusivamente de doação e tem uma demanda reprimida de mais 180 crianças que necessitam de assistência e são soropositivas. Dona Conceição explica que a entidade tem vínculos com os principais hospitais da cidade que tratam e fornecem remédios a soropositivos (Hospital das Clínicas, Otávio Mangabeira, Couto Maia e Roberto Santos) e também o Creaids (Centro de Referência Estadual de Aids na Bahia). Segundo ela, as crianças necessitam de uma boa alimentação para, com o uso dos medicamentos, ter uma chance de vencer o vírus da Aids. "Das 70 crianças que estão com a gente, 10 ficaram soronegativas, mas para isso precisam fazer um tratamento de cinco anos", informa.

 

A entidade pode ser visitada: fica na rua Santa Veruza, n° 108, fim de linha de Pernambués (Telefax (71) 3450-9759 / 3450-5769 e e-mail ibcm33@terra.com.br). Também recebe doações por meio de depósito no Banco do Brasil, agência 0904-0, conta corrente 254.651-5.

 

Ascom TRT5 - 28.10.2009