Pedra Fundamental da sede no CAB marca licenciamento ambiental, licitações e finalização do projeto

 

A Pedra Fundamental da construção da nova sede do TRT5 no Centro Administrativo da Bahia foi lançada na manhã de hoje (foto), marcando um momento em que estão concluídas ou avançadas diversas ações para erguimento do fórum. Já estão abertas as licitações para terraplenagem e construção de um dos oito módulos planejados, a se encerrarem nos próximos dias 9 e 12, respectivamente, o licenciamento ambiental na Secretaria do Meio Ambiente (SMA-Prefeitura) foi obtido no último dia 20, e o projeto total está em processo de finalização, passando pela última revisão.

 

Após descerrar o monumento juntamente com a conciliadora do TRT5, desembargadora Adna Aguiar, o presidente do Tribunal, desembargador Paulino Couto, enumerou as diversas tratativas políticas que asseguraram o andamento inicial da obra e agradeceu a líderes parlamentares, ao governo do Estado e aos magistrados que envidaram esforços com o mesmo objetivo (veja o discurso na íntegra, clicando aqui).

 

Um toldo foi armado na Avenida 1, no CAB, em frente à Assembléia Legislativa, para a solenidade. Representantes dos judiciários Federal e Estadual, do Ministério Público e de secretarias e órgãos do Poder Executivo puderam contemplar a paisagem de mata atlântica que deverá permanecer quase intacta, mesmo após a edificação da sede, que tem projeto ecológico. Entre os desembargadores do TRT5 presentes estavam a vice-presidente, o corregedor e a vice-corregedora, respectivamente Ana Lúcia Bezerra, Raymundo Pinto e Maria das Graças Laranjeira.

 

Além do discurso do presidente do TRT5, a cerimônia contou com pronunciamentos do deputado Jorge Khoury, que falou em nome da bancada baiana na Câmara dos Deputados, e do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Nelson Pellegrino, representando o governador do Estado. Ambos reconheceram a importância da edificação de um fórum que unifique as sedes da administração e da primeira e segunda instâncias do Tribunal em um só local e ofereceram apoio ao Regional na conclusão da obra.

 

Homenagem - O arquiteto João Filgueiras, conhecido como Lelé, presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat (IBTH), responsável pelo projeto da obra, compareceu ao evento juntamente com a sua equipe e esclareceu aos presentes detalhes sobre a edificação. Uma homenagem especial foi prestada à Sra. Waldice Magnavita Sampaio, viúva do desembargador Annibal Maia Sampaio, o primeiro presidente do TRT5 a defender a construção de uma sede para a Corte no Centro Administrativo da Bahia.

 

Ascom TRT5 - 26.10.2009

 

Leia mais:

Preservação ecológica será destaque na sede do Centro Administrativo

e outras NOTÍCIAS sobre o assunto