Acordo em Guanambi leva empresa a doar duas toneladas de alimentos


A doação feita em Candiba, para 200 crianças da Associação Nossa Senhora das Dores 



O procurador Claudio Dias, o padre João e a juíza Márcia Guedes

 

Quatro instituições beneficentes da região sudoeste da Bahia que trabalham com crianças, adolescentes, doentes e idosos carentes receberam duas toneladas de alimentos da empresa paranaense Alimentos Zaeli Ltda, beneficiando mais de 500 pessoas. A doação foi resultado de acordo entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil pública movida na Vara do Trabalho de Guanambi, a 796 Km de Salvador. Os alimentos são de fabricação da própria Zaeli (arroz, macarrão, canjica e cereal matinal), que teve a determinação de verificar ainda prazo de validade mínimo dos alimentos de quatro meses.


A ação civil pública foi formulada ano passado (processo 00604.2008.641.05.00.9) a partir de denúncia da própria Vara do Trabalho de Guanambi, pois recebia muitas solicitações de certidão negativa de pessoa física com relação a reclamações trabalhistas. Na investigação do MPT constatou-se que a empresa, para realizar contratações na região, exigia certidões negativas da Justiça do Trabalho, da Serasa e de cartórios de protestos, o que é ilegal. No acordo firmado, além da doação de alimentos, a empresa obrigou-se a não exigir qualquer documento em que o trabalhador pessoa física tenha que comprovar a negativação de seu nome junto às instituições.


A entrega dos alimentos doados foi acompanhada pela titular da Vara de Guanambi, juíza Márcia Novaes Guedes, e pelo procurador do Trabalho do Ofício de Vitória da Conquista, Cláudio Dias Lima Filho. As instituições beneficiadas foram a Associação Fraterna da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do município de Candiba; a Casa de Passagem de Guanambi, a Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antônio e a Associação Benemérita de Caridade Lar dos Velhinhos, as três últimas localizadas em Guanambi.

 

Ascom TRT5 − 16.09.2009