Município de Cocos tentará conciliar 23 precatórios em julho

 

O município de Cocos, no extremo oeste do Estado, na divisa com Minas e Goiás, tentará conciliar, na Vara do Trabalho de Bom Jesus da Lapa, 23 precatórios  na Semana Regional do Movimento pela Conciliação do TRT5.  As audiências foram marcadas, já com a anuência da Prefeitura de Cocos, para os dias 30 e 31 de julho, e vão buscar a conciliação de reclamações feitas em 2004, ainda na Justiça Comum ¿ os processos foram redistribuídos à Justiça do Trabalho em face da Emenda 45.


A Semana Regional do Movimento pela Conciliação vai ser promovida de 27 a 31 de julho pelo Tribunal com o intuito de estimular ainda mais os acordos, que devem ser buscados durante todo o ano. A Vara de Bom Jesus da Lapa, que abrange 23 municípios com área jurisdicional total de 65 mil km², já obteve êxitos na conciliação de reclamações contra as administrações municipais de Boquira, Coribe e Correntina.


¿Há promessas de conciliação ainda neste ano com as administrações municipais de Canápolis e Riacho de Santana¿, comenta o diretor da Vara, Valman de Carvalho Júnior. Segundo ele, as reclamações contra administrações municipais predominam em Bom Jesus da Lapa. Até metade do mês de junho deste ano, foram recebidas 900 reclamações, das quais 92% são contra municípios.


Diante desse panorama, o juiz titular Marivaldo Pereira da Silva executa uma política de conciliação que visa a solucionar com celeridade as demanadas envolvendo municípios. Os prefeitos da região têm sido contatados, mas alguns apontam dificuldades financeiras para se comprometer com pagamentos de dívidas trabalhistas.


Ascom TRT5 ¿ 17.06.2009