Estudo de saúde do TRT é apresentado no Cesat

O estudo de campo que TRT5 realizou em quatro varas do trabalho de Salvador sobre a saúde e o ambiente de trabalho foi apresentado hoje, dia 22, em sessão técnica para cerca de 60 profissionais em saúde e estudantes do Programa de Residência Médica em Saúde do Trabalhador da UFBA. Após a apresentação do trabalho, realizada no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, foi promovido um amplo debate, que contou com a participação de vários profissionais do Serviço de Saúde do TRT5.

 

O diagnóstico, que resultou em 26 recomendações do Serviço de Saúde para prevenção de adoecimento, foi considerado importante para ser incluído na pauta das sessões técnicas pelo seu pioneirismo. ¿É preciso dar visibilidade a este estudo porque ele verificou o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho, conseqüência das pressões a que o trabalhador está sujeito, e também mostra a nova perspectiva de trabalho de um serviço médico dentro da instituição: cuidar da prevenção e evitar o adoecimento¿, comentou a médica do Trabalho, Rita Fernandes, que é professora da UFBA e foi consultora neste estudo.

 

Algumas das recomendações do diagnóstico, realizado há dois anos, foram implantadas: a principal delas foi a criação do horário interno para se fazer as tramitações de processo, evitando que o servidor faça o serviço simultaneamente ao atendimento ao público. Desde maio, o horário de atendimento passou a ser das 8h às 16h, não se estendendo mais até as 18h como antes. A rotina foi melhorada também nas varas que adotaram o e-despacho (uma nova organização de trabalho). Houve ainda melhoria do mobiliário e a colocação de escadas leves para acesso às estantes, entre outras.


 
Ascom/TRT5 - 22.08.2008