Seminário discute condições de saúde nos postos de combustíveis

O Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat) promove na próxima semana, dia 12, o I Seminário sobre Saúde, Trabalho e Meio Ambiente em Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo da Bahia. O evento, que acontecerá durante todo o dia no auditório do Ministério Público do Trabalho (av. Sete de Setembro, nº 308, Vitória, 6º andar; Salvador), está aberto a estudantes, trabalhadores, empregadores, sociedade civil e profissionais de órgãos governamentais. Maiores informações no site www.forumat-ba.org.


O Forumat, composto por órgãos públicos e instituições relacionadas ao trabalho, saúde e meio ambiente, pretende discutir a saúde e a segurança dos trabalhadores como também a prevenção e o controle ambiental, considerando o crescimento do comércio nos postos de combustíveis.


Os promotores do evento consideram que os postos de combustíveis estão ampliando a área comercial com variável oferta de serviços ¿ lojas de conveniência, bares, restaurantes, lavanderias e outros ¿, mas não garantem a segurança dos trabalhadores e de quem circula pela área. Estudos têm demonstrado que a atividade de revenda de combustíveis a varejo envolve uma série de riscos específicos, entre os quais o de exposição a substâncias químicas que compõem os combustíveis, a exemplo dos solventes conhecidos como BTX (benzeno tolueno e xileno).


A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o benzeno como uma substância carcinogênica que tem sido objeto de intenso controle no âmbito mundial, dada a sua característica de contaminante universal e de seus potenciais efeitos à saúde. Segundo os critérios do Programa de Segurança Química da ONU, o benzeno é considerado como a quinta substância de maior risco no mundo.

Veja a programação.

 

(Ascom TRT5 - 03.06.2008)