Em abril, Ouvidoria resolveu 98% da demanda

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região recebeu, no mês de abril, 291 manifestações, das quais 285 (98%) foram resolvidas e as demais encaminhadas a outros setores, todas dentro do prazo para resposta. O dado é do Relatório de Atividades do Serviço de Ouvidoria referente ao mês de abril de 2008.


No relatório do mês passado, foi constatado que o meio mais utilizado para a manifestação do público é a internet, com 73% das solicitações ocorrendo através do link da Ouvidoria no portal do TRT5 e outros 18% por e-mail (ouvidoria@trt5.jus.br). As outras manifestações foram apresentadas no balcão da Ouvidoria, através da caixa de coleta, via carta ou por telefone.


Foram recebidos 127 pedidos de informação e 103 reclamações, além de sugestões, denúncias, elogios e dúvidas. Constatou-se também que a maioria das manifestações foi feita por pessoas que são partes nos processos (194) e as demais por advogados, servidores do TRT, estagiários e outros.


Dentre os assuntos das manifestações estão esclarecimentos processuais - foram 73 casos em abril -, prazos para cumprimento de diligência, arrematação de bens nos leilões e praças unificadas do TRT, concurso de servidor, consulta processual e até significados de termos jurídicos.


O Serviço de Ouvidoria tem como meta resolver, em um curto espaço de tempo, as manifestações recebidas. A consulta à unidade responsável é feita com celeridade ¿ muitas vezes por telefone ou e-mail -, de forma a garantir o retorno mais rápido ao cliente. Durante o ano de 2006 foram registradas 2.155 manifestações e, em 2007, foram 4.001.
(Ascom TRT5 ¿ 27.05.2008)