Segurança aprende técnicas usadas na SWAT

O curso segue até domingo (Foto: Arthur Velloso)

 

Trinta e cinco agentes de segurança do TRT5 estão participando, pela primeira vez, do curso oferecido pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI - Treinamento Policial/Nordeste), que habilita policiais e outros profissionais para o controle de infratores sem o uso da agressão física. A filosofia do curso é "treinar para vencer" com o uso progressivo da força, ou seja, a arma de fogo é o último recurso utilizado nas situações de enfrentamento.

 

O CATI é uma empresa brasileira com sede no Espírito Santo e uma das únicas no mundo a realizar treinamentos corpo-a-corpo com policiais. A organização tem acesso livre e em mão dupla com a SWAT (Special Weapons and Tacticals) em português, "Táticas e Armas Especiais", a polícia de elite norte-americana, para a qual freqüentemente ministra treinamentos e recebe instruções.

 

O curso para seguranças do TRT5, também voltado para os motoristas que trabalham no transporte dos juízes e desembargadores, foi iniciado na última terça-feira, dia 11, com o treinamento para "imobilizações táticas". A técnica, que foi passada por um instrutor do CATI no clube do Sindjufe, Estrada Velha do Aeroporto, é hoje o principal recurso da organização. Nele o agente aprende a, através do movimento das articulações do pulso, cotovelo e ombro, deter um indivíduo que resista à abordagem.

 

Na quarta, no autódromo de Camaçari, os agentes passaram por treinamento de direção ofensiva e evasiva, no qual aprenderam como devem se portar com o veículo em uma situação de fuga ou de risco eminente. Hoje participam de um treinamento para tiro tático, no município de Simões Filho. E, de amanhã até domingo, quando se encerra o curso, terão a oportunidade de aprender diretamente com o oficial americano Jason Perez, da SWAT de Dallas (Texas), as técnicas para proteção e condução de autoridades. Essa última fase do treinamento, que consiste em aulas teóricas e práticas, acontecerá na sala de treinamento do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e no pátio do edifício Presidente Médici, em Nazaré.

 

O curso do CATI/SWAT, já promovido para agentes de segurança de outras instituições, chega ao TRT5 como mais uma das iniciativas do programa de capacitação permanente para os servidores, coordenado pelo DDRH e instituído com a lei 11416 de 2006. Ao final, todos os participantes serão certificados, sendo avaliados por meio do controle de freqüência e aproveitamento. Após o curso a intenção é que se crie um calendário regular para treinamento dos seguranças.

 

(Ascom TRT5 - 13.12.2007)