Novo arquivo contribui para celeridade em Camaçari

 

Uma significativa contribuição na gestão dos processos arquivados no Fórum Trabalhista Barachísio Lisboa, sede das varas de Camaçari, foi dada no início do mês de agosto com a chegada do arquivo deslizante, uma espécie de armário composto de estantes móveis que veio para abrigar, de maneira mais otimizada, uma parte do grande volume de processos existentes no Arquivo do fórum.

 

Embora ainda não atenda a demanda de todos os documentos acumulados, a aquisição do equipamento permite que as pastas de processos sejam enfileiradas lado a lado - em vez de empilhadas -, facilitando tanto o arquivamento quanto a consulta. O arquivo deslizante funciona sobre trilhos onde as estantes podem ser movimentadas ao giro de uma manivela, abrindo-se ou fechando-se corredores conforme a necessidade do usuário.

 

De acordo com Cid Ney de Paula Castro, chefe do Departamento de Apoio de Camaçari, unidade responsável pelo Arquivo, o armário possibilitou a redistribuição do acervo de uma sala, melhorando o acesso dos servidores aos processos. "O armário permitiu que se ocupasse em torno de 70 a 80% do espaço da sala. Outra vantagem é que ninguém mais precisa pegar peso", afirma, lembrando que, com a nova forma de arquivamento, os servidores não precisam mais manipular pilhas pesadas de papéis. "O armário é uma espécie de cofre grande. Você o abre, vai lá e tira o processo", reitera.

 

A implantação do arquivo deslizante, que custou para o Tribunal cerca de R$ 119 mil reais, além ter diminuído a insalubridade naquela sala, implica, no longo prazo, em melhoria direta para as secretarias de varas e jurisdicionados, que passam a contar com maior celeridade na obtenção do processo solicitado.

 

INFORMATIZAÇÃO - Os processos arquivados no Fórum de Camaçari vêm passando por uma conferência e cadastramento no SAMP já há mais de um ano, tendo alcançado a informatização de mais de 20 mil arquivos. A tarefa, feita pela chefe do Arquivo, Marta Lorena Grimaldi (foto) e outra funcionária do setor, tem recebido também ajuda de outros colegas. Como o volume de processos passa dos 100 mil, a quantidade reduzida de arquivistas tem sido um dos maiores empecilhos para se chegar à meta de informatização.

 

De 26 de julho a 15 de agosto últimos, um mutirão de 10 pessoas, entre servidores lotados no próprio Arquivo, funcionários da limpeza e carregadores do Liceu de Artes e Ofícios, paralisou as atividades do setor para realizar uma conferência nos arquivos a serem colocados na nova estante. Depois de transferidos para a garagem do Fórum, onde ficaram protegidos, cada processo foi verificado minuciosamente. O trabalho consistiu em observar, em cada um deles, se as etiquetas correspondiam ao número correto de arquivamento.

 

Um dos grandes benefícios trazidos pela informatização é o fato de tornar a análise dos processos mais rápida, contribuindo também para uma maior freqüência de incinerações. Atualmente o Fórum conta com quatro salas para o arquivo, sendo grande parte delas ocupadas por processos já executados e aguardando análise para serem destruídos. Entre os anos de 2005 e 2006 mais de 15 mil processos foram destruídos. "Hoje não dá para guardar mais nada, ou queima ou cria mais salas para depositar", conclui Cid Ney Castro. (Ascom TRT5 - 30.08.07)