Servidor deve estar atento ao receber equipamentos pelos Correios

 

Por conta dos riscos existentes no transporte de objetos entre a Capital e o interior, através dos Correios, servidores devem ficar atentos no ato de recebimento dos equipamentos mais frágeis, a exemplo de impressoras, computadores e outros eletro-eletrônicos. Ao receber a caixa, o destinatário deve de imediato averiguar se ela não está violada ou amassada, recusando o recebimento caso detectado algum desses indícios ou a própria danificação do equipamento. Se a vara puder fazer fotos digitais, é recomendável produzir o registro para que conste de eventual ação perante os correios.

Nos casos em que, por falta de sinais, o receptor não perceba logo a violação ou algum outro dano, mas desconfie que o equipamento não esteja funcionando por em decorrência do transporte inadequado, o incidente deve ser comunicado imediatamente ao Serviço de Controle de Patrimônio através dos telefones 71-3319-7065/7068. Renato Minc, responsável na unidade pelo envio das encomendas aos Correios, recomenda que a embalagem danificada seja guardada com todo material que foi utilizado para proteção do equipamento.

O procedimento é necessário para evitar que a responsabilidade da avaria ou outros ônus seja assumida indevidamente pelo Tribunal. Renato lembra que quando o Serviço de Informática manda os equipamentos consertados de volta ao interior, além de ser feito o reparo, os técnicos embalam o conteúdo com calçamento de isopor, evitando que as máquinas cheguem ao destino com a capa quebrada, partes internas soltas e até desaparecidas ou, o que é mais comum, sem funcionar. Ele ainda ressalta que, em último caso, o equipamento danificado pode ser guardado na cidade de recebimento até uma segunda ordem do Serviço de Patrimônio ou da Secretaria Administrativa do TRT.(Ascom TRT5 - 30/07/2007)