Candidatos fazem a prova pratica do concurso para juiz

 

Com a participação de 125 candidatos, na grande maioria oriundos de outros estados da Federação, foi realizada no último domingo, no Pavilhão de Aulas Alceu Hiltner (PAF II) do Campus da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, a prova prática do concurso de Juiz Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, que é coordenado pela Fundação CESPE, da Universidade de Brasília. A prova tem caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos, que estiveram distribuídos em quatro salas, tiveram que elaborar uma sentença trabalhista através da qual será avaliado o desempenho de cada um como julgador.


O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, acompanhou a aplicação da prova, permanecendo no local juntamente com o coordenador geral do concurso, Roger Werkhäuser Escalante (CESPE/UnB), com o representante da OAB na Comissão Examinadora, Aurélio Pires, com o vice-presidente da Amatra, juiz Gilmar Carneiro, e com a diretora do Tribunal Pleno, Karina Moncorvo. O desembargador constatou a normalidade das atividades que, como das vezes anteriores, foram apoiadas, desde o transporte dos cadernos de questões, pelo delegado da Polícia Federal Jamil de Souza Oliveira.


O presidente do Tribunal destacou o interesse e empenho dos candidatos, refletidos em uma abstenção de apenas dois dos concorrentes habilitados. Todos os 90 candidatos de outros estados da federação compareceram à prova em um fim de semana no qual o tráfego aéreo esteve conturbado pela greve deflagrada pelos controladores de vôo.


Submeteram-se à prova prática candidatos da Bahia (35), do Ceará (17); Pernambuco (11); Distrito Federal (9), São Paulo (8); Sergipe (7); Espírito Santo (5), Alagoas, Piauí, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro (4 cada), Rio Grande do Sul e Pará (3), Rio Grande do Norte (2), Amazonas, Goiás e Maranhão (1 candidato cada).