Escola Judicial enfoca técnicas da conciliação em minicurso

 

Cerca de 70 pessoas, entre juízes e servidores do TRT5, além de integrantes do Ministério Público, auditores fiscais e oficiais de justiça, compareceram na sexta-feira ao minicurso Técnicas de conciliação e métodos de aproximação das partes litigantes: controle jurídico e ético, realizado no auditório da Escola Judicial do TRT5. Promovido pela Escola, o curso, segundo a diretora, desembargadora Vânia Chaves, dá continuidade ao Movimento pela Conciliação iniciado em agosto do ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sob o título "Conciliar é legal",  o movimento teve à sua frente a presidente do STF, ministra Ellen Gracie.


O curso, realizado em dois turnos, enfocou na parte da manhã os Métodos de conciliação, abordados pela juíza Léa Reis Nunes. A magistrada exibiu um vídeo mostrando palestra sobre a temática realizada em auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Pela tarde os juízes George Santos Almeida, Irailce de Queiroz Saba, Gilmar Carneiro de Oliveira, André Oliveira Neves e Carla Mascarenhas de Oliveira Novelli orientaram, com exemplos mais concretos, as vias práticas para se chegar à conciliação. O painel, sob o título A prática da conciliação - Atitudes que geram resultados positivos, foi coordenado pela juíza Vânia Chaves.


A escolha das técnicas de conciliação como temática para este curso partiu de uma sondagem feita entre juízes do TRT. Na pesquisa, a Escola Judicial questionava qual conteúdo deveria abordar nesse momento para que magistrados estivessem se atualizando. O curso foi promovido como mais um passo na criação da cultura da conciliação entre magistrados e demais partes envolvidas nos litígios judiciais.