TRT5 cadastra cooperativas para a coleta de materiais recicláveis

 

Termina no próximo dia 16 o prazo para que cooperativas coletoras de resíduos possam se cadastrar no programa de reciclagem do TRT5. O programa, que visa reaproveitar papéis, plásticos e outros refugos gerados no expediente do Tribunal, segue diretrizes nacionais fixadas em decreto da Presidência da República. O objetivo é diminuir o impacto ambiental das atividades do serviço público e proporcionar geração de renda para entidades que representem interesses coletivos.


Para coordenar o cadastro das cooperativas, o Tribunal conta com uma comissão que supervisionará a coleta formada por três servidores. Ivonisia Maria, uma das integrantes dessa comissão, destaca que nos corredores de cada andar do Tribunal já existe um recipiente azul onde podem ser colocados os papéis descartados do expediente diário. Além disso, o TRT conta com um espaço localizado na G1 onde se faz o armazenamento de papel e papelão.

 

Ivonísia alerta que os vasos azuis nos corredores devem receber somente papel, e não dejetos, como vem acontecendo ultimamente. Mesmo com um aviso sobre a reciclagem, vários materiais como lata, isopor e até lixo orgânico como restos de comida são encontradas ali, dificultando a separação do lixo. Ela ressalta a importância social da reciclagem, pois além de preservar o meio ambiente, "nós estaremos ajudando pessoas de baixa renda, já que é uma coleta seletiva solidária". A Comissão responsável pelo processo apresentará semestralmente ao Comitê Interministerial da Inclusão Social de Catadores de Lixo a avaliação do processo de separação dos resíduos e a sua destinação.

 

Até o momento, somente a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem Responsável (Coopcicla) se cadastrou para receber os resíduos do TRT5. A instituição fica localizada no bairro da Sete Portas e já está fazendo o recolhimento dos resíduos do Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, em Nazaré, e do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio. Enquanto o cadastramento permanecer aberto, porém, outras instituições poderão se habilitar e dividir entre si, na forma de rodízio, a oportunidade. Os interessados deverão ligar para os telefones 3319-7667/7799/7806 e falar com Vânia Fagundes.


 

Benefícios - A cada 28 toneladas de papel reciclado, evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores). Com a reciclagem ou reaproveitamento do papel, também evitamos a utilização de processos químicos, o que diminui a poluição ambiental.


A ação de reciclar pode gerar mais empregos quando possibilita às associações sem fins lucrativos recolher e fazer a separação dos resíduos nas instituições públicas e/ou particulares. Inclusive pode gerar receitas com a comercialização dos recicláveis.


Também podemos, com isso, valorizar a limpeza pública e estimular nossa consciência ecológica ajudando a melhorar a vida no planeta.