Ministra Ellen Gracie analisa ampliação de quadro do TRT5

A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Ellen Gracie Northfleet, garantiu ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Roberto Pessoa, que examinaria ontem mesmo o processo de ampliação do quadro de servidores do regional trabalhista baiano. O compromisso da magistrada foi feito durante visita em Brasília, que contou também com a presença e o especial apoio do presidente do TST, ministro Ronaldo Lopes Leal; da presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra V), juíza Fátima Stern; e do secretário geral da presidência do TRT5, Tarcísio Filgueiras.


O presidente do TRT5 e os demais integrantes da comitiva falaram sobre a importância da ampliação do quadro para manter o nível de qualidade do atendimento prestado pelo Regional. Nos últimos anos, além de ganhar novas atribuições por força da Reforma do Judiciário, a Justiça do Trabalho baiana criou setores para oferecer modernos serviços à população, como por exemplo a Central de Cargas, o Juízo de Conciliação de Segunda Instância, a Sexta Turma e a Central de Informações.


O desembargador Roberto Pessoa destacou que se o processo de ampliação do quadro, cuja tramitação em Brasília já dura cerca de três anos, for encaminhado ao Congresso Nacional e aprovado ainda no primeiro semestre, o Tribunal poderá convocar candidatos já classificados no último concurso, cuja validade só expira em agosto próximo. "O nível do concurso foi bem alto e esses candidatos tiveram boa pontuação", salientou o magistrado.