MPT inaugura ofício em Conquista

A cidade de Vitória da Conquista foi escolhida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para sediar o quarto ofício implantado na Bahia, em continuidade ao processo de interiorização e descentralização. Inaugurada na última quinta-feira (7/12), a nova subsede da Procuradoria Regional do Trabalho da Bahia ¿ PRT 5 será coordenada pelo procurador do Trabalho Cláudio Dias Filho, que optou pela cidade no último concurso de remoção.

 

 Localizado na Rua do México, n° 108, Bairro Recreio, o ofício vai responder à demanda de 81 municípios da região. ¿A importância para o sudoeste do Estado, sua economia em ascensão e o grande número de órgãos públicos presentes em seu território fazem de Vitória da Conquista a escolha natural para esta subsede¿, comenta a procuradora-chefe da Bahia, Ana Emilia Andrade Albuquerque da Silva. Já existem subsedes em Itabuna, Barreiras e Juazeiro, num projeto que prevê sete ofícios no Estado.

 

 A disposição da Procuradoria Regional do Trabalho na 5ª Região (PRT 5) é eliminar a distância física entre os trabalhadores do sudoeste baiano e o órgão de defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores. ¿A presença do MPT na região é garantia de reforço no combate ao trabalho infantil, trabalho escravo, irregularidades da administração pública, discriminação e, em especial, transgressões ao meio ambiente de trabalho¿, assegura a procuradora-chefe.

 

 Na opinião de Cláudio Dias Filho, a chegada do ofício é especialmente bem vinda por duas razões: ¿A primeira é que o MPT está cada vez mais próximo do cidadão trabalhador, e também porque Vitória da Conquista não poderia ficar sem todos os órgãos federais adequados para a defesa das relações de trabalho¿. O novo coordenador traz a experiência da PRT na 11ª Região, em Boa Vista/Roraima.