TRT5 presente no Movimento pela Conciliação

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região já definiu estratégia para atuação junto ao Movimento Nacional pela Conciliação, iniciativa do CNJ que concentrará ações em torno do dia 8 de dezembro, mostrando ao público as vantagens da composição diante dos conflitos cotidianos.

 

No 1º grau, serão notificadas as partes de 200 a 300 processos que estejam já na fase de execução, aptos para a realização de leilão. Os envolvidos nas ações terão de oito a dez juízes à sua disposição para conduzir negociações buscando a conciliação. Na 2ª instância, a composição entre as partes será buscada nos processos de Salvador e da Região Metropolitana cujos agravos de petição forem distribuídos durante o mês de novembro. Nesse caso as audiências serão conduzidas pelos presidentes das turmas do Tribunal, havendo a expectativa de 15 processos para cada turma.

 

O Desembargador Waldomiro Pereira coordenará as ações de conciliação na 2ª instância do Tribunal, enquanto a Juíza Léa Nunes, titular da 39ª Vara do Trabalho de Salvador, será a coordenadora do Movimento na 1ª instância. Todo o esforço pela conciliação será desenvolvido sem prejuízo das atividades rotineiras do Tribunal, sendo que a Semana da Conciliação contará ainda com mais um recurso: durante os dias já definidos, haverá no térreo do Fórum das Varas da Capital, no Comércio, um Balcão da Conciliação, com magistrados e servidores informando empresas e trabalhadores sobre os mecanismos e vantagens da conciliação.